O que é olho preguiçoso?

15 abril, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

A ambliopia, ou olho preguiçoso, não é um termo comum para a grande maioria da população, mas acomete muitas pessoas. A doença refere-se ao desalinhamento de um dos olhos, podendo causar estrabismo ou até a perda da visão. Os olhos são responsáveis por captar as imagens e transmiti-las para o cérebro. Em pessoas que têm os olhos preguiçosos é como se não existisse a sintonia entre olho e cérebro, provocando diminuição da capacidade visual.

Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as possibilidades de cura. A demora no início do tratamento pode provocar danos irreversíveis nos nervos oculares e impedir a correção do problema. As causas da ambliopia podem ser desde problemas funcionais até uma lesão, e o problema pode estar em um ou ambos os olhos.

O olho preguiçoso é uma doença que não dá sinais, portanto, os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento dos filhos, já que as crianças costumam ser as mais afetadas. Como elas não costumam reclamar da visão, os adultos devem ficar atentos aos desvios ou desalinhamentos dos olhos, dificuldade no aprendizado escolar e ao hábito de fechar os olhos ou afastar objetos para ler. Esses indícios podem apontar para a presença da ambliopia.

Tipos de ambliopia e tratamentos

Ambliopia estrábica: é o tipo mais comum e ocorre em crianças que nascem com estrabismo (desequilíbrio das funções dos músculos oculares). Nesses casos, o cérebro se adapta e ignora a imagem captada pelo olho desviado, o que provoca a redução da visão do olho. Até os seis meses de idade o procedimento é tapar o olho bom e estimular o estrábico a se manter centralizado. Caso não obtenha resultado, o médico pode indicar a cirurgia para correção.

Ambiopia refracional: comum em quem tem problemas de refração na visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. O tratamento é feito com o uso de óculos com o grau indicado pelo oftalmologista. A detecção e início precoce do tratamento impedem que a doença cause danos irreversíveis à visão.

Ambliopia por privação: também conhecida como ex-anopsia, acontece quando existe uma barreira que impede que a luz chegue até a retina – o que afeta a formação da imagem pelo olho. Doenças como a catarata congênita, leucoma corneano e opacidades, dentre outras, podem ser a causa do problema. Este tipo de ambliopia é mais grave, sendo, normalmente, tratada através de intervenção cirúrgica.

Existem também casos raros da doença causados por agentes tóxicos, como álcool e cigarro, chamados de ambliopia tóxica, além da ambliopia histérica, quando ocorre o obscurecimento da visão sem qualquer comprometimento orgânico do olho.

Como observado, a doença é mais comuns em crianças, mas pode acometer também os adultos. Por isso é importante ficar atento aos sinais e procurar o oftalmologista sempre que algum indício for identificado.

Tem mais alguma dúvida sobre olho preguiçoso? Deixe seu comentário ou agende uma consulta no COA.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + cinco =

Cadastre-se em nossa newsletter