Óculos de sol protege mais que óculos de grau?

23 outubro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Imagem de piscina com apetrechos de verão próximos, como óculos escuros, chapéu e sandálias.

Os óculos de sol são indispensáveis para proteger os olhos tanto nos dias ensolarados quanto nos dias nublados. Eles devem ser utilizados por todos, incluindo bebês e crianças – principalmente quando estiverem brincando ao ar livre.

O uso dos óculos de sol adequados protege contra os raios UV e evita possíveis doenças oculares.

Quando falamos sobre os óculos de sol, eles geralmente são ligados à moda. Já os óculos de grau são ligados à segurança e proteção dos olhos. Mas não se engane: ambos podem e devem oferecer esses benefícios para quem usa. Portanto, um não exclui as necessidades de proteção do outro.

Como funcionam as lentes nos óculos de sol

Os óculos necessitam de filtros especiais nas lentes que bloqueiam a passagem dos raios solares e garantem a saúde dos olhos. Cada filtro protege uma parte do olho.

O filtro UVA, por exemplo, protege o cristalino. Sem ele, os raios UVA penetram nas camadas mais fundas dos olhos, podendo causar alterações na visão central.

Já o filtro UVB evita danos no cristalino e na córnea, os responsáveis pela absorção das luzes.

No caso dos óculos de sol, existe também a opção da lente polarizada. Ela faz a proteção do olho inteiro e evita a degeneração macular.

Nos óculos de sol falsificados existe apenas a garantia de uma redução da quantidade de luz solar que passa pelas lentes. Ao limitar a incidência de luminosidade, as pupilas se dilatam para que se consiga enxergar melhor.

Com isso, os olhos ficam mais expostos, uma maior quantidade de raios UV é absorvida e aumentam-se, assim, os riscos de problemas de visão.

Doenças oculares causadas pelos raios UV

Os efeitos são percebidos a longo prazo, por isso é imprescindível realizar consultas oftalmológicas e utilizar o acessório desde a infância.

Dentre essas doenças, temos o pterígio. Causado pela exposição contínua ao sol e raios UV, caracteriza-se pela formação de um tecido em cima da córnea, o que impossibilita à pessoa enxergar.

A exposição solar também é um dos motivos para o desenvolvimento da catarata, problema que consiste na perda de transparência do cristalino. A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo.

Outro fator de risco é olhar diretamente para o sol, mesmo em casos de eclipse solar, uma vez que isso pode lesionar e causar queimaduras.

Independentemente de estar em óculos de sol ou grau, é importante se certificar que as lentes que estão sendo ofertadas tenham todos os benefícios e proteções para garantir a saúde da visão.

Tem mais alguma dúvida sobre óculos de sol ou óculos de grau? Agende sua consulta para ter todas as respostas no COA.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Cadastre-se em nossa newsletter