Pacientes diabéticos têm mais chances de desenvolver catarata

23 fevereiro, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

olhos de mulher com cílios postiços

Se você tem diabetes, atenção para essa notícia: um estudo divulgado recentemente no site Eye Wire Today, um dos mais respeitados portais de oftalmologia do mundo, mostra que pacientes com a doença têm duas vezes mais chances de desenvolver catarata, se comparados ao restante da população.

Com a análise de mais de 56 mil registros médicos, pesquisadores também puderam afirmar que o risco de catarata em pessoas diabéticas é maior nos pacientes entre 45 e 54 anos, sendo a incidência quatro vezes maior entre os 45 e 49 anos e quase seis vezes maior entre os 50 e 54 anos.

O resumo do estudo, que usou dados do Clinical Practice Research Datalink, é que os diabéticos têm um risco duas vezes maior de desenvolver catarata se levarmos em consideração a incidência da doença na população saudável. O quadro exige ainda mais atenção se o paciente com diabetes tiver a chamada maculopatia diabética, já que, nesse caso, a chance de aparecimento precoce da catarata pode aumentar para seis vezes.

Por isso, se você tiver diabetes, não importa a sua idade: procure seu médico oftalmologista o quanto antes para a prevenção dos males oculares provenientes da doença.

É importante ter em mente que a maioria dos problemas que são detectados na fase inicial ou ainda não foram diagnosticados, mas podem vir a sê-lo mediante o histórico familiar, têm mais chances de tratamento e cura do que aqueles que já se encontram em estágios avançados de desenvolvimento à época do diagnóstico.

Lembre-se que nós do COA estamos sempre aqui para lhe atender e tomar as medidas necessárias para que sua saúde ocular esteja sempre em dia e sua qualidade de vida seja preservada ou, até mesmo, melhorada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =

Cadastre-se em nossa newsletter