Como prevenir a toxoplasmose ocular

26 fevereiro, 2020     2 comentários     tech_4dmin

Doenças oculares, de modo geral, atingem pessoas de todas as idades, não fazendo distinção de raça ou sexo. Os motivos para o surgimento das patologias são muitos, mas a maioria pode evoluir para algo mais grave: a perda da visão.

Para se ter uma ideia, estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil são mais de 1,2 milhão de pessoas com perda total da visão. Desses casos, 60% poderiam ter sido evitados com prevenção e tratamento.

Uma doença que requer cuidados especiais é a toxoplasmose ocular. Ela afeta seriamente a visão e o bem-estar do paciente diagnosticado. Por isso, necessita de diagnóstico rápido e medicação específica.

A boa notícia? Existe um jeito de prevenir a toxoplasmose ocular.

Explicando a toxoplasmose ocular

A toxoplasmose ocular é uma doença pouco comum. Assim, muita gente sequer já ouviu falar dela. Causada por um protozoário, cujo nome científico é toxoplasma gondii, trata-se de uma doença infecciosa e bastante perigosa.

Como pode ser assintomática, o paciente nem sempre descobre a enfermidade no curto prazo. Por outro lado, o não-tratamento pode causar problemas graves, como a perda da visão.

A toxoplasmose ocular se desenvolve como a inflamação da íris, corpo ciliar, coroide ou retina, levando à formação de cicatrizes e comprometendo a visão de forma permanente. Essa doença ocular tem o gato como hospedeiro definitivo, cujo contato frequente com as suas fezes infectadas pode ser a causa do surgimento da enfermidade.

Mesmo não sendo contagiosa, a infecção em humanos pode acontecer das seguintes formas:

  • Através da ingestão de alimentos malcozidos ou sem higienização correta, água contaminada, ovos crus e leite não pasteurizado;
  • Na infecção congênita, a transmissão se dá pela contaminação da placenta.

Casos menos comuns de contaminação podem ocorrer por transfusão de sangue ou transplante de órgãos.

Sintomas da toxoplasmose ocular

Muitas pessoas que entram em contato com o protozoário da toxoplasmose e conseguem conter o parasita antes que ele se desenvolva apresentam sintomas comuns, como os de uma gripe. Em outras palavras, apresentam dor de cabeça, dor muscular e febre.

No entanto, o parasita não vai embora quando os sintomas se esvaem. Ele fica inativo no organismo até a aparição de algum problema de saúde que abale o sistema imunológico do paciente. Nesse caso, a doença pode progredir, causando várias complicações nos olhos.

Com o progresso da doença, outros sintomas começam a surgir. São eles:

  • Visão turva e embaçada;
  • Diminuição da visão e cegueira (em casos extremos);
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Dor nos olhos;
  • Vermelhidão ocular;
  • Alta pressão;
  • Moscas volantes.

Outro sintoma bem característico da toxoplasmose ocular é o surgimento de manchas acinzentadas no globo ocular. Elas são causadas pela cicatrização das lesões e diminuem gradativamente a qualidade da visão.

Diagnóstico e tratamento da toxoplasmose ocular

Existem algumas formas de descobrir se olho do paciente foi infectado pelo protozoário da toxoplasmose ocular. As principais são através do mapeamento da retina e da avaliação de fundo de olho.

Além desses, os exames sorológicos, como dosagem das imunoglobulinas-IgG, e exames específicos para toxoplasmose ocular são essenciais para a confirmação do diagnóstico.

Após a avaliação clínica e laboratorial, o médico oftalmologista irá prescrever orientações para o tratamento da toxoplasmose ocular. Em linhas gerais, a terapia é semelhante às realizados com outros órgãos com infecção, à base de antibióticos e corticoides.

Alguns colírios podem ser prescritos com o objetivo de oferecer alívio à dor e evitar a multiplicação do parasita, minimizando os danos causados à retina. Além disso, dependendo do caso, podem ser recomendadas cirurgias como a fotocoagulação, crioterapia e vitrectomia.

Para prevenir a toxoplasmose ocular, siga as orientações abaixo:

  • Lave bem verduras, frutas e legumes antes do consumo;
  • Cozinhe bem os alimentos, principalmente as carnes;
  • Lave as mãos antes cozinhar e de se alimentar;
  • Evite comer em lugares pouco confiáveis;
  • Não beba água que não seja tratada;
  • Use luvas para limpar a caixa de areia dos gatos e água sanitária para limpá-la;
  • Gestantes devem realizar periodicamente exames sorológicos para toxoplasmose.

Outra importante forma de prevenir essa e outras doenças oculares é a consulta periódica ao oftalmologista. Nela, o médico acompanha todo o histórico do paciente e pode sugerir medidas preventivas para resguardar a visão de futuros problemas.

Nós do COA estamos a disposição para cuidar de você e sua família. Entre em contato com a gente e marque sua consulta.


2 respostas para “Como prevenir a toxoplasmose ocular”

  1. Larice Marques disse:

    Muito importante a explicação. Tenho a toxoplasmose ocular há alguns anos, percebo que o olho afetado está ficando menor que o outro que não possui a toxoplasmose, nesse caso é possível fazer algo antes de dar uma diferença grande entre um olho e outro? Agradeço a atenção.

  2. Alexandro disse:

    Boa tarde, Me chamo Alexandro, tenho 29, anos, moro em Blumenau SC, estou sofrendo pela segunda vez com esse parasita, o meu olho atingido é o direito.
    Pela segunda vez está me dando isso. Ja estou fazendo tratamento… Mas quero prevenir para que isso não aconteça nunca mais ou tão cedo.
    Vou deixar meu contato aqui para quem sofre disso também, podermos estar trocando informações para nós ajudar 47988113117 é whatsapp.
    Desde já agradeço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 3 =

Cadastre-se em nossa newsletter