Saiba como a saúde da visão pode prevenir acidentes de trânsito

12 agosto, 2021     Nenhum comentário     TWM

Se você acredita que dificuldades em enxergar afetará apenas seu desempenho no trabalho, saiba que doenças na visão podem causar acidentes de trânsito. Não cuidar dos olhos significa colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), cerca de 90% dos acidentes de trânsito são resultado de falhas humanas. Esses erros estão relacionados ao reflexo tardio, embriaguez e até problemas na visão. 

Um dos principais agravantes para o problema é a falta de cuidados com os olhos. Muitos condutores de veículos, por exemplo, só observam como está a visão a cada cinco anos, que é o período de renovação da carteira nacional de habilitação. 

Doenças que aumentam o risco de acidentes

Quando começamos a aprender a dirigir, um dos ensinamentos da autoescola é a atenção no trânsito. Isso envolve, principalmente, a percepção do motorista compreendendo o que está acontecendo a sua volta no trânsito. 

Nossos olhos e ouvidos são fundamentais quando dirigimos. Esses dois sentidos ajudam a compreender como está o trânsito. Se há ambulâncias por perto, por exemplo, nossos olhos observarão as luzes e nossos ouvidos irão escutar o som da sirene. 

Caso um desses sentido não esteja funcionando da forma correta, há chances de fechar outros veículos ou até mesmo causar um acidente. Com o intervalo de cinco anos entre os exames de visão para renovar a carteira, doenças oftalmológicas podem surgir. 

Algumas enfermidades que afetam a saúde ocular, se não tratadas, podem causar danos irreversíveis. A degeneração retinianas, a catarata e o glaucoma, por exemplo, podem impactar negativamente nosso desempenho no trânsito. 

Vícios refracionais, que provocam a dificuldade em focalizar objetos, estrabismo ou mesmo a visão monocular, que ocorre quando a visão de um olho é igual ou inferior a 20%, podem ser fatais no trânsito. 

Por isso, é muito importante visitar regularmente um oftalmologista. O profissional será capaz de analisar como está a saúde da sua visão e propor tratamentos.  

3 cuidados com a visão no trânsito

Além de consultar regularmente um oftalmologista, há outras práticas que irão cuidar da sua visão no trânsito. Conheça alguns cuidados que você deve adotar. 

Pausas em viagens longas

Quando percorremos distâncias grandes, como viagens para cidades distantes ou para outros estados, nossa visão pode ficar cansada e sem lubrificação.

Por isso, é indicado que sejam feitas pequenas pausas a cada duas horas de viagem. Nessas paradas, é importante lavar o rosto, o que ajudará na lubrificação dos olhos. 

Outro cuidado é com o ar-condicionado. Seu uso durante toda a viagem tira a umidade do ar, além de dificultar a lubrificação dos olhos. 

Com isso, é possível ter sintomas como fotofobia, olho seco, ardência e até o borramento da visão. Por isso, sempre que possível diminua o uso desse item em viagens mais longas. 

Proteja seus olhos da luz

Sabe quando você está dirigindo e a luz do sol te atrapalha? Na ida para casa com pôr do sol ou em outro horário do dia, a luminosidade é capaz de provocar ofuscamento. 

Para essas situações, vale a pena investir em lentes antirreflexivas. Outra opção é a lente fotossensível com proteção ultravioleta. 

As duas opções são capazes de amenizar o efeito da incidência da luminosidade nos olhos. Além de proteger dos raios solares, as lentes também atuam na prevenção de doenças, como a catarata. 

No período da noite, momento em que somos expostos a luz de outros carros combinada à baixa visibilidade, é indicado o uso da lente amarela. Ela é capaz de amenizar a luz dos faróis de outros veículos. 

Cuidados para quem tem miopia e astigmatismo

Além das dificuldades que as doenças apresentam para os pacientes, é preciso ter alguns cuidados específicos no trânsito. Pessoas com miopia e astigmatismo têm mais dificuldade em enxergar durante o final da tarde. 

Por isso, uma forma de evitar esse desconforto é o uso de algumas cores de lentes. Tons âmbar e verde, por exemplo, aprimoram o contraste da visão. Para quem utiliza óculos ou lentes de correção, uma boa opção é buscar óculos de sol com a lente ajustada. 

Vale lembrar que o uso de óculos com grau é indispensável. Qualquer dificuldade em ver algumas cores ou mesmo uma demora na velocidade de leitura pode ser fatal. 

Para quem não está com os cuidados da visão em dia, é fundamental procurar um especialista no mínimo uma vez ao ano. 

No Centro Oftalmológico Avançado, você encontra profissionais qualificados para te atender. No espaço também é possível realizar exames de rotina. Faça o agendamento da sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Cadastre-se em nossa newsletter