CIRURGIA REFRATIVA

Adeus aos óculos

Cirurgia Refrativa é um procedimento que visa a correção e eliminação total ou parcial dos erros refrativos que podem ocorrer nos olhos. Em casos especiais ela também corrige as aberrações óticas ou deformidades na formação de imagens captadas pelos olhos. Os erros refracionais mais comumente corrigidos por cirurgias refrativas são a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia, esta última condição também conhecida como “vista cansada”. Se antigamente essa condição não tinha tratamento, hoje ela é passível de ser corrigida cirurgicamente.

A Cirurgia Refrativa geralmente pode ser realizada por aplicação de laser na córnea, por implante de lentes intraoculares especiais ou pela associação de ambas as técnicas.

No preparo para submeter-se a cirurgia refrativa, o paciente deve suspender o uso de lentes de contato por um período mínimo de 72 horas, ser avaliado por meio de exames complementares específicos e orientado pelo sua equipe médica, discutindo opções e ajustando as expectativas sobre o que será feito e qual resultado deve ser esperado.

É indicado uso de colírio antibiótico e/ou anti-inflamatório nas 48 horas que antecedem a cirurgia, extendendo seu uso por 2  a 4 semanas, de acordo com a prescrição médica. Dependendo do tipo de laser empregado e/ou lente implantada, o paciente já percebe melhora significativa da acuidade visual nas primeiras 24 horas após a intervenção cirúrgica.

Nos primeiros dias após a cirurgia a laser, a qualidade da visão pode oscilar bastante, intercalando períodos de nitidez perfeita com momentos de turvação leve ou moderada da visão. Esse fato é absolutamente normal e esperado, mas deve ser relatado ao médico responsável caso dure mais de 2 horas seguidas.

Na grande maioria dos casos a cirurgia a laser é feita em ambos os olhos, consecutivamente, no mesmo dia cirúrgico. Já o implante de lentes intraoculares é usualmente feito em dias diferentes, geralmente com um intervalo de 7 dias entre eles. Isso se deve ao tipo de anestesia empregada em cada caso: enquanto a cirurgia a laser é feita com anestesia tópica (gotas de colírio anestésico), a anestesia para implante de lentes pode ser feita com bloqueio local  e o paciente sai da cirurgia com o olho coberto por curativo oclusivo, que será removido 12 a 24 horas após o ato cirúrgico.

O paciente será acompanhado pelo seu médico durante o pós-cirúrgico e receberá instruções precisas de como proceder. O uso de computadores, a prática de atividades físicas e a retomada de atividades comuns de trabalho, lazer, leitura e condução de veículos fica a critério de cada paciente e cada cirurgião.

Informações para contato

NÚMERO DE CONSULTA 31 3241-6347

WHATSAPP 31 99531-5454

"Somos altamente qualificados para cuidar da sua visão"

marque sua consulta

Cadastre-se em nossa newsletter