A Retina é uma membrana muito fina e delicada que recobre toda a parede posterior do olho. É responsável por toda a captação dos estímulos luminosos que serão enviados e transformados em imagens no cérebro.

O Descolamento de Retina, ou DR, é uma doença grave que ocorre quando a retina perde a adesão e se afasta dos tecidos que a sustentam em toda a curvatura posterior do olho.

A causa mais comum do Descolamento de Retina é a formação de uma rotura retiniana após um processo de contração do corpo vítreo, denominado DVP (Descolamento Vítreo Posterior) , que ocorre devido ao envelhecimento do nosso próprio corpo. Essa rotura ou rasgo vai permitir a entrada de um fluído para debaixo do tecido retiniano, ocasionando o seu descolamento da parede posterior do olho.

Além do envelhecimento, a alta miopia, o trauma ocular, histórico familiar de Descolamento de Retina, cirurgia intraocular prévia, a diabetes e a prematuridade são as principais condições clinicas associadas que predispõem ao DR.

Os principais sintomas do Descolamento de Retina são as manchas ou moscas volantes dentro do campo de visão, os flashes e a perda ou escurecimento de parte do campo visual. Na presença de qualquer um desses sintomas o paciente deve procurar o seu oftalmologista com urgência. A dor ocular não faz parte do quadro do Descolamento de Retina.

Como é feito o diagnóstico do Descolamento de Retina?

O diagnóstico é feito através de um exame oftalmológico completo realizado por um oftalmologista após a dilatação da pupila.

Como o Descolamento de Retina deve ser tratado?

O exame anual, principalmente em pacientes com fatores de predisposição, pode realmente prevenir o surgimento do Descolamento de Retina.

Contudo, se o DR ocorrer, existem várias formas de tratá-lo – às vezes com duas ou mais técnicas combinadas, tais como:

– Fotocoagulação a laser:  grande maioria dos rasgos retinianos podem ser tratados com o laser quando diagnosticados precocemente.

– Introflexão escleral: este procedimento cirúrgico envolve a colocação de um implante de silicone ao redor do olho com o objetivo de colar a retina. O laser ou a criopexia (congelamento da retina) são necessários para selá-la.

– Vitrectomia: retirada cirúrgica do gel vítreo do segmento posterior do olho através de três microincisões autoselantes com o objetivo de colar a retina. Após a aplicação de um laser, preenchemos o espaço posterior do olho com um gás ou óleo de silicone.

 

Informações para contato

NÚMERO DE CONSULTA 31 3241-6347

WHATSAPP 31 99531-5454

"Somos altamente qualificados para cuidar da sua visão"

marque sua consulta

Cadastre-se em nossa newsletter