O Glaucoma é uma doença que acomete o nervo óptico de forma irreversível e progressiva e, caso não seja tratada, pode levar à cegueira. O Glaucoma é a causa mais comum de cegueira irreversível no mundo. Existem alguns fatores de risco envolvidos no surgimento e na progressão da doença, como: idade acima de 50 anos, história familiar de Glaucoma, raça negra e miopia. O principal destes fatores é o aumento da pressão intraocular.

Os sintomas estão praticamente ausentes nas fases mais iniciais do Glaucoma, tornando-o uma doença silenciosa. Nas fases mais avançadas observa-se a perda da visão periférica, de maneira que o campo de visão vai se estreitando, até atingir a cegueira completa, caso a doença não seja adequadamente tratada.

O tratamento, a princípio, é realizado através do uso de colírios ou laser para diminuir a pressão intraocular e, com isto, evitar a progressão do Glaucoma, porque as lesões já eventualmente existentes são irreversíveis. Caso os colírios não sejam suficientes para estabilizar a doença, recorre-se a alguns procedimentos cirúrgicos com este mesmo objetivo.

O Glaucoma é uma doença que não tem cura, mas tem controle. O diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível e o tratamento iniciado o quanto antes. Por isso é fundamental que as pessoas procurem o oftalmologista regularmente.

Informações para contato

NÚMERO DE CONSULTA 31 3241-6347

WHATSAPP 31 99531-5454

"Somos altamente qualificados para cuidar da sua visão"

marque sua consulta

Cadastre-se em nossa newsletter