.

A conjuntivite é um processo inflamatório bastante comum que acomete a membrana vascularizada transparente (conjuntiva), que recobre a parte branca (esclera) dos olhos. Infecção é a principal causa, principalmente por vírus, mas, também, por bactérias. As conjuntivites infecciosas são, quase sempre, agudas.

Outra causa bastante frequente são as alergias, principalmente a ácaros e pólen. As conjuntivites alérgicas são, tipicamente, crônicas.

Sintomas e Tratamento

Nos casos de conjuntivites infecciosas as formas de contaminação são as mãos e o contato próximo com indivíduos doentes. Os principais sinais e sintomas são ardor, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, vermelhidão, secreção e “olhos pregados pela manhã”. Como a maioria dos processos virais, as conjuntivites normalmente têm duração de 10 a 14 dias.

O tratamento mais indicado é a higiene dos olhos com soro fisiológico, aplicação local de compressa fria e o uso de colírios à base de corticoide e antibiótico, nas conjuntivites infecciosas bacterianas, e tem como principal objetivo diminuir o processo inflamatório e proporcionar mais conforto ao paciente. É importante salientar, ainda, a necessidade de não compartilhar alguns objetos de uso pessoal, como toalhas, e evitar colocar as mãos nos olhos.

Existem pessoas, contudo, que têm os olhos constantemente vermelhos, irritados, lacrimosos e sensíveis à luz, sem que isto seja uma conjuntivite. Isso ocorre por uma maior sensibilidade dos vasos da conjuntiva a condições ambientais adversas (poluição ambiental, exposição ao sol, tempo prolongado de uso de computadores, ar condicionado no ambiente de trabalho, olho seco, etc.), mas, também, pode ser consequência de outras condições oculares concomitantes, como pterígio, alterações palpebrais, uso crônico de colírios (para, por exemplo, tratar glaucoma), alterações da córnea ou uso de lentes de contato.

Os colírios à base de corticosteroides (dexametasona, prednisona, etc.) são muito eficazes para reduzir a congestão dos olhos e aliviar os sintomas nas conjuntivites, mas eles somente devem ser usados com receita médica pois podem causar catarata – e, até mesmo, cegueira por glaucoma – quando pingados abusivamente.

Portanto, é indispensável uma avaliação com o seu oftalmologista para identificar a causa da conjuntivite e indicar o tratamento apropriado.

 

Informações para contato

NÚMERO DE CONSULTA 31 3241-6347

WHATSAPP 31 99531-5454

"Somos altamente qualificados para cuidar da sua visão"

marque sua consulta

Cadastre-se em nossa newsletter