Degeneração Macular Relacionada à Idade

Forma seca

Forma úmida

A mácula é a região central da retina onde temos a maior concentração de células nervosas responsáveis pela captação das imagens. O segmento anterior do olho possui estruturas como a córnea e o cristalino, responsáveis por gerar o foco perfeito na mácula. A região macular permite uma visão central refinada, em detalhes, como no reconhecimento da face de uma pessoa e na leitura de letras pequenas.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é causada pela perda das células fotorreceptoras na mácula. Apresenta-se como a causa mais frequente da cegueira central na grande maioria dos países industrializados embora raramente possa evoluir para a cegueira total.

Os fatores que predispõem a Degeneração Macular Relacionada à Idade são, principalmente, a idade mais avançada (normalmente acima de 65 anos), o fumo, a exposição exagerada ao sol (raios UV) e a história familiar. Seus principais sintomas são o embaçamento da visão central, visualização das imagens com tamanho, cor e contornos alterados, dificuldade em reconhecer as pessoas e presença de manchas escuras na visão central.

Formas da DMRI

A Degeneração Macular Relacionada à Idade possui duas formas: a seca (atrófica) e a molhada ou úmida (exsudativa ou neovascular).

A forma seca é a mais comum e corresponde a aproximadamente 90% dos casos da doença, onde, em sua maioria, não observamos perdas significativas da visão, mas os pacientes podem apresentar um discreto embaçamento com distorção da visão. São raros os casos nessa forma em que o paciente pode apresentar uma perda importante da visão central.

A forma úmida ocorre devido ao crescimento de novos vasos sanguíneos anômalos abaixo da mácula, que vão permitir o extravasamento de fluidos e sangue no tecido retiniano. Essa forma corresponde a aproximadamente 15% dos casos de Degeneração Macular Relacionada à Idade e é responsável pelos quadros mais graves, com perdas mais rápidas e significativas da visão central do paciente.

Esses vasos sanguíneos anormais tendem eventualmente a formar uma cicatriz na região macular que levará a um dano permanente e irreversível na visão central do paciente.

Pacientes portadores da forma seca podem evoluir para a forma úmida.

Como é feito o diagnóstico da Degeneração Macular Relacionada a Idade?

O diagnóstico pode ser feito através do exame oftalmológico completo, associado aos exames complementares de Tomografia de Coerência Óptica e Angiofluoresceinografia.

O diagnóstico e o tratamento precoce nos casos da forma úmida são fundamentais para conseguirmos preservar a visão central do paciente.

Como a Degeneração Macular Relacionada a Idade é tratada?

A Degeneração Macular Relacionada à Idade em forma seca não tem como ser tratada ou ter seus sintomas revertidos. Entretanto, um grande estudo denominado AREDS, realizado em grandes centros científicos, conseguiu comprovar que o uso de suplementos vitamínicos pode estabilizar de forma significativa a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade em forma seca.

Já a forma úmida, entretanto, possui propostas de tratamento com o objetivo de retardar a evolução e, em muitos casos, reverter a perda da visão central. As injeções intraoculares de medicações antiangiogênicas são consideradas a melhor opção para retardar e reverter os sintomas dessa forma da doença na grande maioria dos casos.

Em alguns poucos casos a terapia com laser pode ser utilizada.

 

 

Informações para contato

NÚMERO DE CONSULTA 31 3241-6347

WHATSAPP 31 99531-5454

"Somos altamente qualificados para cuidar da sua visão"

marque sua consulta

Cadastre-se em nossa newsletter