Férias de julho = cuidar dos olhos dos pequenos!



As férias escolares de julho são, para muitas famílias, um momento de descanso, viagens e diversão. Mas também podem ser a ocasião ideal para cuidar da saúde dos olhos dos pequenos, especialmente quando o ano letivo está em pausa. Isso porque muitos problemas oftalmológicos em crianças passam despercebidos e, se não identificados a tempo, podem impactar diretamente no desenvolvimento e na aprendizagem.
Uma pesquisa recente do projeto social “Em um Piscar de Olhos” revelou um dado preocupante: 19% das crianças e adolescentes examinados apresentavam algum tipo de problema de visão, e muitos deles não usavam nenhum tipo de correção visual. Esses casos, quando não tratados, podem contribuir para dificuldades de aprendizado e até evasão escolar.
A criança nem sempre percebe que está com problema de visão
Diferente dos adultos, a criança que nunca enxergou com nitidez pode acreditar que a forma como ela vê o mundo é a normal. Isso significa que, muitas vezes, os problemas visuais só são percebidos quando afetam de maneira clara o comportamento ou o desempenho escolar.
Por isso, o olhar atento dos pais e responsáveis é fundamental. Observar alguns sinais pode ser o primeiro passo para identificar que há algo de errado.
Fique atento aos sinais
Durante o período escolar (e mesmo nas férias), alguns comportamentos podem indicar que a visão da criança precisa ser avaliada:
- Aproximar demais os olhos de livros, cadernos ou telas digitais;
Piscar excessivamente ou franzir a testa com frequência;
Queixas de dores de cabeça, especialmente ao final do dia;
Dificuldade de concentração e queda no rendimento escolar;
Evitar tarefas que exigem foco visual, como leitura, desenho ou atividades com letras pequenas.
Esses sinais nem sempre são claros, e muitos pais os interpretam como distração ou preguiça. No entanto, podem estar relacionados a miopia, hipermetropia, astigmatismo, ambliopia (olho preguiçoso) ou outros distúrbios visuais que precisam de diagnóstico e acompanhamento.
O papel do oftalmologista no desenvolvimento infantil
Levar a criança ao oftalmologista não deve depender da presença de queixas. A consulta oftalmológica de rotina é uma ferramenta essencial para garantir o bem-estar visual desde os primeiros anos de vida. O ideal é que as primeiras avaliações ocorram ainda na fase pré-escolar e sigam regularmente conforme orientação médica.
Com o diagnóstico precoce, é possível indicar tratamentos simples e eficazes, como o uso de óculos ou tampão ocular, que contribuem para o desenvolvimento saudável da visão e melhor desempenho escolar.
As férias de julho oferecem um tempo precioso para cuidar da saúde das crianças — e isso inclui a saúde ocular. Aproveitar esse período para agendar uma consulta com o oftalmologista pode evitar prejuízos no futuro e garantir que os pequenos vejam o mundo com mais clareza, conforto e qualidade.
Visão é aprendizado, crescimento e autonomia. Cuidar agora é investir no futuro.
Clique aqui e pré-agende a consulta dos seus filhos com os especialistas do COA.
Deixe uma resposta