3 Dicas oftalmológicas para viagens de avião 

13 dezembro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

dicas para viagens de avião

Existe algum cuidado especial com olhos durante uma viagem de avião? Devo usar lentes de contato ou óculos? Essas são dúvidas frequentes de pacientes oftalmológicos, principalmente no período de férias. 

Por exemplo: se usuários de lentes de contato que viajam de avião podem sofrer maior desconforto do que o habitual, o que fazer nessa situação? É recomendado o uso colírios lubrificantes durante a viagem? 

Listamos aqui 3 dicas importantíssimas para o cuidado com a saúde ocular durante uma viagem de avião:

1- Hidrate-se! 

A hidratação do corpo humano é fundamental para seu completo desempenho. É indicado que uma pessoa adulta beba, no mínimo, 2 litros de água por dia, aumentando essa quantidade durante o verão. O calor e a transpiração fazem com que o corpo perca mais água durante a estação mais quente do ano e, por isso, é preciso ter atenção redobrada com a ingestão diária de água.

Vale lembrar que a hidratação afeta diretamente a saúde ocular, mantendo os olhos bem lubrificados nesse período. 

A umidade relativa do ar pode ser bem baixa dentro de aviões, devido ao reaproveitamento de ar das aeronaves. Por isso, o clima seco dura a viagem inteira! É muito importante hidratar-se também durante a viagem de avião. 

Apesar de essa não parecer uma dica oftalmológica, a hidratação é fundamental para o corpo humano como um todo. 

2 – Prefira usar óculos

É isso mesmo: as lentes de contato não são recomendadas para longas viagens de avião – e o motivo é, de novo, o clima seco. O clima árido da aeronave pode deixar seus olhos facilmente irritados, e o ambiente seco causa grande desconforto com as lentes de contato. 

Mas, caso você se pergunte se é proibido o uso das lentes de contato durante a viagem de avião, a resposta é “não”. A escolha fica a critério de cada um, principalmente em se tratando de longas viagens, acima de quatro horas de duração.

A sensação de baixa umidade do ar pode causar sintomas de irritação, embaçamento e muito desconforto ocular. É por esse conjunto de motivos que as lentes de contato não são indicadas para viagens de avião. 

Mas, caso você não abra mão dessa praticidade, nossas dicas são:

  • não prolongue o uso das lentes com tablets e celulares;
  • tire as lentes de contato caso for dormir durante o voo;
  • use um par de lentes diferentes quando chegar ao seu destino;
  • faça uso do colírio lubrificante indicado pelo seu oftalmologista.

3 – Leve o colírio na bagagem de mão

Viajando de óculos ou com lente de contato, não se esqueça que os aviões, por mais tecnológicos que sejam, ainda vão ofertar um clima seco. Assim, leve na sua bagagem de mão o colírio indicado pelo oftalmologista. Para não ter nenhum problema durante o percurso, siga as dicas: 

  • leve seu colírio na embalagem original;
  • a embalagem do colírio deve ter no máximo 100ml, de acordo com as regras de embarque da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil);
  • leve a receita do colírio assinada pelo seu oftalmologista;
  • antes de tocar seus olhos, ou aplicar o colírio, certifique-se de que suas mão estão limpas;
  • caso seu colírio precise de refrigeração especial, avise a companhia aérea com 72h de antecedência.

Peça orientação ao seu oftalmologista e fique atento aos sintomas relacionados ao desconforto ocular durante voos:

  • sensação de areia nos olhos;
  • irritação;
  • queimação;
  • embaçamento ocular;
  • vermelhidão;
  • secura ocular.

O oftalmologista sabe te orientar de acordo com sua situação para conciliar soluções confortáveis e saudáveis. Por isso, na consulta, relate qualquer alteração na sua visão, sintoma ou desconforto que possa ocorrer antes, durante ou após o período de viagem.

Se quiser contar com uma “consultoria especializada” de saúde ocular para viagens de avião, agende sua consulta no COA. Estamos a postos para garantir que você tenha uma excelente viagem.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + onze =

Cadastre-se em nossa newsletter