5 dicas de saúde ocular para 2020

19 dezembro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

dicas de saúde ocular

Para ter uma visão saudável é importante cultivar alguns hábitos. Assim, a saúde ocular ficará sempre em dia. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum distúrbios de visão. E, dentro desse número, por volta de 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. 

Os cuidados com os olhos devem ser diários, para garantir sua proteção, relaxamento e hidratação. Com isso, até os riscos de usar óculos de grau diminuem.

Por isso, selecionamos então algumas dicas capazes de te ajudar a manter a saúde ocular em 2020:

Não comprar óculos (de sol ou grau) com lentes falsificadas

Os óculos falsos apresentam grande risco à saúde dos olhos. Eles trazem uma série de prejuízos e podem influenciar no diagnóstico de doenças. O hábito de usar óculos, seja de sol ou de grau, pode desencadear complicações como desconforto, dor, vista cansada e desvio ocular.

Existem doenças causadas pelos raios ultravioleta, devido ao uso de óculos de sol falsificados, cujos efeitos só são percebidos a longo prazo. Uma delas é o pterígio, que caracteriza-se pela formação de um tecido em cima da córnea, impossibilitando que a pessoa enxergue. 

Marcar check-up com oftalmo ainda nos primeiros meses do ano

É fundamental estar sempre em dia com as consultas oftalmológicas. Fazer exames com frequência ajuda na realização de diagnósticos mais precisos e ajuda na prevenção de doenças. 

Quanto mais rápido o paciente for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento, com resultados melhores.

Agende sua consulta regularmente para realizar exames preventivos.

Lavar bem as mãos 

Muitas vezes, sem perceber, coçamos ou esfregamos as mãos nos olhos. A sensação imediata é de alívio, mas, por causa das sujeiras e bactérias, esses reflexos trazem o risco de lesões e infecções. 

Mexer nos olhos de mãos sujas pode provocar danos consideráveis à visão e causar doenças, como a conjuntivite irritativa – que é, justamente, causada pela falta de higiene das mãos.

Evitar expor os olhos a situações de risco 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) possui uma estimativa de 150 mil acidentes de trabalho relacionados à visão, no país. Esse número pode ser reduzido a partir da adoção de atitudes preventivas. 

O uso dos óculos de proteção, por exemplo, é uma boa medida para evitar danos oculares. Eles devem ser utilizados principalmente em setores de manufatura, construção e mineração.

Porém, os riscos de lesão nos olhos não se restringem apenas aos acidentes de trabalho. No período de férias, é comum a população buscar praias e piscinas. 

Nesses cenários é importante se atentar aos riscos presentes na água, que contém (ou podem conter) microrganismos, bactérias e agentes químicos, dentre outros contaminantes, que geram irritação e inflamação na vista.

Ler o blog do COA 

O COA disponibiliza, aqui no blog, diversos conteúdos para te deixar sempre a par de dicas, novidades e informações sobre a saúde da sua visão. E, se quiser saber ainda mais, é só vir nos visitar.

Por aqui, trabalhamos com equipamentos de tecnologia de ponta e equipe altamente especializada. Se quiser realizar sua visita oftalmológica, agende sua consulta com um de nossos médicos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 6 =

Cadastre-se em nossa newsletter