Areia nos olhos: como proceder?

07 janeiro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

areia nos olhos

No verão, época de férias e muito calor, é muito comum que as pessoas busquem praias para relaxar e se refrescar. Apesar da experiência incrível, algumas vezes é comum que os grãos de areia acabem entrando em contato com os olhos. Isso pode ser doloroso e apresentar diversos riscos.

Portanto, hoje vamos te ensinar como proceder em uma situação como essa.

Em algumas praias do Brasil e do mundo, a areia é contaminada pelo esgoto. Como consequência, ao entrar em nos olhos, pode causar alergia, irritações e infecções oculares. Além disso, a areia pode oferecer chances de contaminação através de fezes de animais e transmitir toxocaríase ocular. Essa doença pode resultar em febre, dor no abdômen e diminuição da visão.

Após o contato com as fezes contaminadas, os ovos eclodem e a larva do parasita pode migrar para os olhos, fazendo com que a visão fique inflamada. A condição pode até causar infecções intraoculares e descolamento de retina.

Como tirar areia dos olhos?

O grão de areia que entra em contato com os olhos pode ser retirado com soro fisiológico. O olho afetado deve ser lavado ou mergulhado em um recipiente limpo com o líquido. Caso opte por deixar a vista submersa, tente abrir e fechar os olhos para facilitar a saída do cisco.

A sensação de incômodo pode permanecer por um tempo após a limpeza, o que ocorre por conta do atrito entre o grão de areia e a córnea. Por isso, descansar os olhos, os mantendo fechados por um tempo, pode ajudar a melhorar a sensação de desconforto.

Por isso, se você não tiver soro fisiológico disponível, tente abrir e fechar os olhos com cuidado. O incômodo do cisco produz uma secreção lacrimal que facilita a expulsão da areia dos olhos.

É importante ressaltar que coçar ou esfregar os olhos é sempre uma péssima ideia, visto que pode causar sérias lesões.

Cuidados essenciais para evitar areia nos olhos

Já que tirar a areia da orla da praia não é uma opção, que tal dispor de alguns cuidados preventivos com a visão antes de entrar em contato com ela? Veja algumas dicas: 

  • Evite lugares onde exista esgoto e fezes de animais em contato com a areia;
  • Lave sempre as mãos com água corrente e sabão. Caso não tenha acesso à água doce na praia, leve um álcool gel;
  • Passe protetor solar com frequência e evite longas exposições ao sol;
  • Use acessórios, como óculos e chapéus, que contenham proteção contra raios UV. Além desses itens protegerem contra o sol, eles fazem a proteção contra o vento – e os óculos dificultam a entrada de areia nos olhos;
  • Não olhe diretamente para o sol.

Vale lembrar que existem casos em que a sensação de areia nos olhos não é causada, especificamente, por um grão. Ela pode acontecer quando as fibras nervosas se manifestam contra algum invasor externo. Nessa situação, realizar o procedimento da limpeza com soro fisiológico pode ser a melhor solução.

Em geral, o desconforto é gerado por uma ausência de lubrificação ocular. Contudo, pode também ser um sintoma de problemas como conjuntivite, alergia, olho seco e doenças autoimunes. Uma visita ao oftalmologista é a melhor forma de descobrir a causa e diminuir o desconforto.

Concluindo, a sensação de areia nos olhos pode ser um problema sério ou não. Se a lavagem com soro não resolver o sintoma, o ideal é procurar uma clínica oftalmológica o quanto antes. 

Voltou da praia e a areia machucou o olho? No COA, temos profissionais capacitados e equipamentos altamente tecnológicos que podem te ajudar em uma situação como essa.

Estamos sempre à disposição para que você tenha olhos saudáveis e bem cuidados. Caso precise de orientação profissional, agende sua consulta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − dois =

Cadastre-se em nossa newsletter