Criança pode usar lente de contato?

27 setembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

O público infantil necessita de cuidados oftalmológicos tanto quanto os adultos. Uma série de doenças e problemas oculares podem acometer as crianças, fazendo com que elas usem óculos e passem por tratamento periódico.

No entanto existe uma preocupação dos pais em relação a esse tipo de lente, já que os filhos brincam, correm, pulam e isso pode gerar algum acidente com a quebra do acessório. Além disso, crianças costumam ser mais distraídas e acabam esquecendo os óculos em qualquer lugar.

Para melhor conforto e segurança dos pequenos, muito se é perguntado sobre a possibilidade de se usar lente de contato, já que ela proporciona mais liberdade para a criança brincar, participar das aulas de educação física, sem a preocupação de perder ou quebrar os óculos.

Lente de contato é indicado para criança

Se havia alguma dúvida em relação a lente de contato para criança, agora não há mais. Sim, ela também é indicada para o público infantil, desde que respeite as necessidades e característica de cada criança.

Na verdade, não existe uma idade mínima para se usar lente de contato. Tudo vai depender da capacidade e maturidade do paciente, já que o acessório necessita de uma série de cuidados.

Qual a idade recomendada para o uso de lente de contato?

Para começar, é preciso saber se a criança está pronta para fazer uso da lente de contato. A indicação deve ser feita por um oftalmologista que irá examiná-la e recomendar o produto e grau adequado para ela.

Devido aos cuidados necessários com a lente, os médicos especialistas avaliam que a idade ideal seria por volta dos 10/12 anos, já que a criança pode apresentar uma certa maturidade e independência para cuidar, colocar e remover a lente.

Isso porque será necessário ter um ritual de cuidados, já que a limpeza da lente é algo primordial, evitando assim o contato com fungos e bactérias que podem irritar e infeccionar os olhos.

O médico pode sugerir as lentes de descartes diários, caso a criança tenha dificuldade em realizar a assepsia do objeto.

O papel dos pais nesse momento de mudança para lente de contato

Independentemente da idade da criança, a supervisão dos pais é muito importante, principalmente no período de adaptação. Por isso não subestime a capacidade deles ao se ajustar nesse novo momento.

Dessa forma, os pais podem estimular e apoiar as crianças no dia a dia, acompanhando a limpeza, as trocas e verificar a retirada da lente ao dormir. Com o passar do tempo, isso será rotina na vida da criança e os procedimentos vão fluir naturalmente.

Mas é claro que o médico oftalmologista tem papel fundamental nessa mudança. Ele vai ensinar a criança todos os cuidados com a lente de contato e orientar os pais nessa “fiscalização”.

Para manter a saúde ocular do seu filho, mantenha as consultas de rotina com o médico especialista, para ter certeza que as lentes não estão causando danos aos olhos.

Se você sente a necessidade trocar os óculos do seu filho por lente de contato, entre em contato com o COA e agende horário com nossos especialistas.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 19 =

Cadastre-se em nossa newsletter