07/05: Dia do Oftalmologista

07 maio, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

dia do oftalmologista

Já imaginou uma vida sem luzes, cores e formas? É triste pensar que a falta de cuidados com visão possa levar o indivíduo à cegueira, impedindo o acesso às belezas do mundo, sem contar a perda de capacidade, como atravessar a rua, identificar obstáculos ou mesmo realizar tarefas em casa.

Graças aos avanços constantes da medicina oftalmológica, hoje é possível  prevenir, diagnosticar e tratar uma série de doenças oculares, garantindo ao paciente conforto visual e melhor qualidade de vida.

É por isso que hoje a nossa homenagem vai para todos os oftalmologistas, profissionais responsáveis por cuidar das enfermidades ligadas ao sistema ocular e tornar a vida das pessoas mais dinâmica, contemplativa e funcional. Afinal, 85% do nosso relacionamento com o ambiente ocorre através da visão.

Origem da oftalmologia

Você sabia que os olhos sempre causaram fascínio à humanidade? A eles eram atribuídos poderes mágicos, como lançar quebranto e mau olhado. Superstições à parte, é fato que a história da oftalmologia ocupa um lugar especial na medicina. Afinal, os egípcios foram os primeiros povos a estudar os olhos humanos, porém foram os gregos que iniciaram a prática clínica.

No entanto, o surgimento da profissão só ocorreu em 1850, quando o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, um instrumento que permite examinar o globo ocular.

Durante o século XVII, cientistas avançaram na área, descobrindo as particularidades da refração ocular. Com o passar do tempo, as pesquisas foram sendo desenvolvidas na oftalmologia – e tiveram intenso avanço na segunda metade do século XX.

Dia do oftalmologista

O Dia do Oftalmologista no Brasil começou com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 07 de maio de 1930. Em 1968, a data foi oficializada no estado pelo deputado e também oftalmologista Antônio Salim Curiati.

Contudo, apenas em 1986 que o Ministério da Saúde institui o 7 de maio como Dia Nacional do Oftalmologista em todo o território brasileiro, dada a sua grande importância para a saúde de crianças, jovens e adultos.

Saiba mais sobre essa especialidade

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Repare que qualquer poeira que entra em contato com órgão já é motivo para deixá-lo vermelho e irritado. Para evitar o agravamento da saúde ocular, é importante que o oftalmologista seja consultado para fazer as avaliações e exames necessários.

Assim, se você sentir ou notar alguns dos sintomas abaixo, procure uma clínica especializada imediatamente.

  • Visão embaçada;
  • Olho seco;
  • Fadiga ocular;
  • Visão dupla;
  • Olhos vermelhos;
  • Ardência;
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade para enxergar;
  • Perda progressiva da visão;
  • Sensibilidade à luz.

Alguns desses sintomas podem até parecer sem importância em um primeiro momento, mas a avaliação de um especialista detecta problemas que possam ser tratados precocemente, evitando danos permanentes. Nesse sentido, o médico pode receitar um colírio para aliviar o desconforto, prescrever lentes para corrigir a refração ou mesmo indicar cirurgias em casos mais graves.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil estão relacionadas à catarata, glaucoma, degeneração macular e retinopatia.  Algumas dessas doenças surgem lentamente e podem ser reversíveis com o diagnóstico precoce.

Por isso, a melhor homenagem que poderíamos receber é que todas as pessoas passem a fazer suas consultas e exames oftalmológicos periodicamente.

O COA parabeniza os médicos oftalmologistas pelo seu dia e se coloca à disposição dos pacientes para agendamentos e consultas em nossa clínica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 10 =

Cadastre-se em nossa newsletter