4 motivos para marcar o check-up ocular

01 setembro, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

Você já realizou o seu check-up ocular esse ano? Infelizmente, muitas pessoas ainda não dão a devida atenção à saúde ocular, buscando ajuda médica quando a visão já está comprometida.

Assim como fazemos avaliações clínicas periódicas para cuidar de outros órgãos, os olhos também merecem uma atenção criteriosa. Afinal, é por meio da visão que temos a liberdade de nos movimentar, pegar objetos, andar com segurança, diferenciar cores e formas e ver toda a beleza da vida.

O que vem a ser o check-up ocular?

O check-up ocular é uma avaliação clínica oftalmológica que analisa as condições visuais de uma pessoa. Por meio de exames específicos, o médico oftalmologista avalia o fundo de olho, afere a pressão ocular e analisa as condições visuais do paciente.

Além disso, identifica possíveis doenças, mesmo quando não há sintomas. Nenhum procedimento é invasivo.

Os cuidados com a saúde ocular são destinados a todas as pessoas, independente da faixa etária,  já que o mais importante é proteger a visão e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Mesmo com todas essas informações, se você ainda não está convencido, te daremos 4 motivos para marcar o check-up ocular ainda hoje. Veja!

Check-up ocular diagnostica erros refrativos

Se você não utiliza lentes, em algum momento pode precisar delas, seja pelo avançar da idade, com a famosa vista cansada, ou pelo surgimento de algum problema  genético ou doença em fase assintomática, por exemplo.

Uma simples coceira nos olhos ou o hábito de piscar em excesso pode ser sinal de erro refrativo, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Eles impedem o paciente de enxergar de longe, de perto ou distorcem completamente a visão.

A correção do erro refrativo se dá pelo uso de óculos ou lentes de contato, indicado para não agravar o problema com o passar do tempo.

Check-up ocular detecta doenças em estágio inicial

Muitos problemas oculares de caráter irreversível poderiam ser evitados com uma simples consulta de rotina.

Doenças como glaucoma, degeneração macular e mesmo doenças inflamatórias, como a conjuntivite, podem levar à perda da visão.

Muitas patologias oculares só apresentam sintomas em estágios mais avançados. Com um acompanhamento oftalmológico regular é possível evitar o progresso da doença a partir do tratamento correto, impedindo o surgimento da cegueira.

Check-up ocular também detecta patologias diversas

Você sabia que é possível descobrir outros tipos de doenças através do exame ocular? O check-up oftalmológico é tão importante e preciso que consegue diagnosticar patologias relacionadas a outros órgãos.

Uma avaliação simples, como a de fundo de olho, que verifica toda a parte interna do globo ocular, pode diagnosticar hipertensão, diabetes e a presença de tumor, por exemplo.

Check-up ocular para alterar o grau prescrito

É difícil para o paciente perceber a necessidade de alterar o grau dos óculos, seja para mais ou para menos. Muitas vezes, a pessoa passa anos sem ir ao oftalmologista, e quando marca a consulta é surpreendida por uma mudança brusca no grau da lente.

A ida periódica ao oftalmologista ajuda no controle da refração e na prevenção de problemas futuros, trazendo conforto e bem-estar visual para o dia a dia.

Aprender a cuidar dos olhos é uma necessidade para quem deseja ter melhor qualidade de vida. É mais simples do que você pensa!

Para quem não tem problemas crônicos de visão, o ideal é que as consultas de rotina aconteçam pelo menos uma vez ao ano. Já para aqueles que fazem tratamento ocular ou uso de óculos, a frequência será definida pelo oftalmologista, individualmente.

Comece hoje a cuidar da sua visão. Entre em contato com a equipe do COA e agende sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 16 =

Cadastre-se em nossa newsletter