5 dicas para manter a saúde ocular em dia

10 julho, 2021     Nenhum comentário     TWM

Você sabia que dia 10/07 se comemora o dia da Saúde Ocular? O dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do acompanhamento oftalmológico.

A OMS estima que mais de 246 milhões de pessoas ao redor do mundo possuem algum distúrbio que provoca perda moderada ou severa da visão. 

Além disso, de acordo com a organização, 75% das patologias que afetam a visão poderiam ser evitadas com o acompanhamento correto e com cuidados com a saúde ocular. 

E é isso que vamos abordar neste artigo! Alguns cuidados simples podem colaborar para melhorar a sua saúde ocular ou mantê-la em dia. É com os olhos que enxergamos as belezas da vida, por isso que tal colocar em prática algumas dicas?

Dicas para manter a saúde ocular

Quer manter a saúde dos olhos em dia e afastar patologias e irritações chatinhas? Mantenha alguns cuidados simples e multiplique a sua chance de permanecer com a visão saudável!

#1. Faça pausas regulares no trabalho

Essa dica é muito importante, ainda mais para quem trabalha diariamente em frente ao computador. Longas horas em frente a telas tendem a fazer com que você pisque menos, e os olhos fiquem menos lubrificados.

Sem a lubrificação ideal, os olhos podem ficar irritados, secos e com ardência. A falta de lágrimas em qualidade e quantidade necessária pode facilitar ainda o surgimento da Síndrome do Olho Seco. 

A vermelhidão nos olhos, inchaço e dor são outros sintomas que podem surgir por exposição excessiva a telas. Por isso, a dica é descansar a visão a intervalos regulares durante a jornada diária de trabalho.

#2. Evite coçar os olhos

Coçar os olhos muitas vezes é quase irresistível, não é? Saiba, porém, que o hábito não faz muito bem para a saúde ocular! Isso porque a pressão nos olhos deixa a estrutura da córnea mais elástica e mais propensa ao surgimento de traumas. 

Além de deformações na córnea, outros riscos derivados de coçar os olhos com frequência são o surgimento da ceratocone, irritação ocular, aumento do grau e descolamento da retina. Por isso, já sabe: evite o hábito!

#3. Evite cigarro

O tabagismo é um hábito prejudicial não só para a saúde ocular, como para a saúde do corpo e mente em geral. Fumar pode causar irritação, vermelhidão e secura dos olhos, além de ajudar a desencadear doenças como glaucoma e catarata.

Além disso, quem fuma está mais sujeito à perda da visão, além de alergias oculares e aumento da pressão nos olhos. O tabagismo é um hábito perigoso, mesmo para quem não fuma – os chamados fumantes passivos.

Se você quer manter a saúde ocular sempre em dia, considere repensar o hábito de fumar!

#4. Utilize óculos de sol

Os óculos de sol são verdadeiros aliados da saúde ocular! O acessório ajuda a proteger os olhos dos raios UV e podem ser usados mesmo por quem tem grau, já que é possível utilizar lentes de sol com grau. 

Atenção, porém: certifique-se de que o modelo escolhido possua boa qualidade de proteção UV. Escolher lentes falsificadas ou com baixa proteção pode, inclusive, piorar a saúde dos olhos, já que o escurecimento das lentes dilata a pupila e permite a entrada de mais radiação. 

#5. Consulte seu oftalmologista

Deixamos a melhor para o final! De pouco vale cuidar da saúde ocular mas se automedicar ou evitar o oftalmologista quando necessário. Consultar seu oftalmologista de confiança regularmente é a melhor dica para garantir a sua saúde ocular. 

O acompanhamento da saúde dos olhos deve ser feito em uma clínica especializada, com profissionais atualizados e com estrutura moderna, facilitando exames e cirurgias que sejam necessárias.

No COA, Centro de Oftalmologia Avançada, nosso compromisso é com a sua saúde ocular e com seu conforto. Agende seu horário e cuide já de seus olhos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dez =

Cadastre-se em nossa newsletter