Alimentos que fazem bem para os olhos

17 abril, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

alimentos que fazem bem aos olhos

Talvez, em algum momento da sua infância, alguém tenha te dito “coma isso, porque faz bem para a visão”. Pode parecer só uma tática para te convencer a manter a alimentação saudável. Mas, na verdade, essa pessoa estava mesmo certa. 

Seguir uma boa rotina alimentar não serve só para manter um corpo “fitness” ou emagrecer. Alguns nutrientes são essenciais na manutenção da saúde dos olhos, agindo diretamente contra doenças que possam atingir esses órgãos. 

Os alimentos ricos em vitaminas A e E, e/ou que contém ômega 3, por exemplo, são ótimas opções para adicionar à dieta e evitar complicações como o glaucoma, olho seco e degeneração macular. 

Alimentos que fazem bem para os olhos

Sabendo que manter uma boa alimentação é benéfica para os olhos, por que não aproveitar o período de quarentena para aprender algumas receitas – e, de quebra, manter a saúde ocular? 

Para te ajudar nessa jornada, separamos uma lista com 6 alimentos que fazem bem à saúde dos olhos. Prepare o caderninho de receitas.

Cenoura

Não só a cenoura, mas todos os legumes alaranjados são muito benéficos para os olhos. Isso porque esses alimentos são ricos em vitamina A e betacaroteno, dois antioxidantes extremamente poderosos.

A falta da vitamina A no organismo pode causar o que chamamos de cegueira noturna. Essa condição faz com que a visão não opere totalmente em lugares onde existe pouca luz – em especial, durante a noite.

Por outro lado, adicionar a cenoura na rotina alimentar pode garantir uma boa funcionalidade da retina e do órgão por inteiro. Então, não hesite em colocar a cenoura nas saladas ou nos sucos – misturando com frutas cítricas, por exemplo. 

Peixes 

A carne do peixe – bacalhau, sardinha, salmão ou atum – é fonte rica das vitaminas A, B, D e E. Além disso, nesse alimento há uma alta porcentagem do ácido graxo ômega 3.

O ômega 3 possui um tipo de gordura que ajuda a evitar o olho seco, condição que causa vermelhidão e irritação nos olhos. Além disso, a substância melhora a circulação sanguínea, levando aos olhos maiores quantidades de oxigênio.

Uma vez bem oxigenados, os olhos podem exercer sua função em totalidade. 

Ovos

Quando o assunto é fonte de proteínas, os ovos se destacam. Além dessa substância, o alimento tem diversas vitaminas, minerais e gorduras boas. 

As gemas dos ovos são ricas em dois nutrientes importantes: a zeaxantina e luteína. Eles são antioxidantes que evitam a degeneração macular, doença que pode levar à cegueira por privar que o sangue dos pequenos vasos sanguíneos chegue aos olhos.

Os ovos podem ser consumidos cozidos, em saladas ou fritos. Tente, pelo menos, manter cuidado com a quantidade de óleo. 

 

Vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuros são ricos em vitaminas antioxidantes e ferro, nutriente responsável pela produção de glóbulos vermelhos no sangue. Por isso, são eficazes, por exemplo, no combate à anemia. 

Além disso, nesses alimentos você encontra as substâncias luteína e zeaxantina. Ambos componentes facilitam o trabalho da visão em longas distâncias. 

Entre as opções de vegetais verde-escuros se destacam a couve, o espinafre e o brócolis. Você pode adicioná-los às saladas, sejam elas cruas ou não, e também aos sucos, como a couve, que combina muito bem com laranja, maracujá ou limão. 

Óleos de azeite e linhaça

O azeite de oliva é um antioxidante rico em ômega 3 e vitamina E. Sendo assim, ele ajuda a evitar o envelhecimento precoce e protege o globo ocular contra a corrosão da mácula e possíveis cânceres.

O óleo de linhaça atua no fortalecimento do sistema imunológico, o que acaba impactando na saúde ocular. Por ser fonte de ômegas 3, 6 e 9, esse óleo tem alto poder de hidratação dos olhos, evitando, assim, o desenvolvimento de doenças como o olho seco

É válido lembrar que esses nutrientes ajudam na prevenção, mas não atuam como tratamento. Por isso, caso note alguma característica atípica na visão, entre em contato com um oftalmologista. 

O COA está, temporariamente, com os serviços suspensos, devido à pandemia de coronavírus. Todavia, nossa equipe está disponível para fazer atendimentos de urgência. 
Entre em contato e não deixe de acessar nosso blog para conferir nossas dicas e conteúdos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 19 =

Cadastre-se em nossa newsletter