Check-up para ver 2021 chegar

03 dezembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

Enfim, chegou o mês mais aguardado do ano! Não apenas pelas festividades características da época, mas por um motivo ainda mais especial: ele anuncia o fim de 2020 – o ano que todo mundo pediu para acabar está na reta final.

2020 foi um ano difícil e desafiador para todos nós. O ficar em casa reforçou ainda mais o hábito de estar com o celular ou outros dispositivos eletrônicos ao alcance dos olhos, elevando os casos de síndrome do olho seco, cansaço ocular e também casos de miopia.

E a gente aproveita para passar um recadinho importante: é hora de recuperar a saúde, em todos os aspectos, inclusive com cuidados oftalmológicos após um longo (e forçado) período de exposição às telas.

Quem precisa fazer exames oftalmológicos no final do ano?

Muita gente pensa que só quem usa óculos precisa realizar exames oftalmológicos. Mas isso é um engano. Todo mundo deve passar por uma avaliação médica pelo menos uma vez a cada ano, para garantir que está tudo bem com a saúde dos olhos.

Afinal, em tempos de pandemia, as conversas acabaram sendo intermediadas por chamadas de vídeo, mensagem de celular e outros tipos de comodidades tecnológicas. No entanto, manter o olho fixo nessas telas causa desconforto, ardência e dores de cabeça, entre outros incômodos.

Até agora já te demos vários motivos para fazer o seu check-up oftalmológico antes que o ano acabe. Agora, é hora de anotar os principais procedimentos que podem ser realizados nessa “revisão geral”.

Exame de fundo de olho

Esse exame visualiza as estruturas do fundo do olho, verificando o nervo óptico, os vasos retinianos, a retina e a região central denominada mácula.

Sua finalidade é detectar problemas oculares, como glaucoma ou tumores na retina, além de diagnosticar doenças sistêmicas, como diabetes e pressão alta.

Pressão ocular

Esse exame serve para medir a pressão intraocular do paciente por meio de um aparelho chamado Tonômetro de Aplanação, cujo objetivo é diagnosticar o glaucoma, uma das doenças que mais causa cegueira no mundo.

Exame de refração

Popularmente conhecido como exame de vista, o teste de refração avalia a acuidade visual do paciente, determinando o grau correto para os óculos, caso seja necessário.

Miopia

A miopia é um distúrbio visual diagnosticado através de exames oftalmológicos, caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe. Nos olhos com esse tipo de condição, as imagens são focadas incorretamente, fazendo com que os objetos distantes sejam percebidos de forma borrada.

Catarata

Catarata é outra doença que se detecta com exames oftalmológicos – e deve fazer parte do seu check-up, principalmente se você tiver mais de 60 anos. Trata-se de uma opacificação do cristalino, que faz parte do processo natural do envelhecimento, e compromete a visão.

Você já agendou seu check-up ocular para entrar em 2021 com a visão em dia? Todos os exames de check-up são simples, rápidos e indolores. Portanto, não há desculpa para prorrogar a visita com o seu médico.

 

O corpo clínico do COA está à disposição para atender você e sua família, seguindo todos os protocolos de segurança para a saúde. Para agendar um horário, entre em contato pelo (31) 3241-6347 ou faça online a solicitação de datas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Cadastre-se em nossa newsletter