Cirurgia de miopia: quem pode fazer?

22 março, 2021     Nenhum comentário     tech_4dmin

mão segurando óculos de grau na frente de um prédio grafitado. fora do óculos está tudo embaçado, pelas lentes a imagem está nítida.

Dentre as doenças oculares, a miopia talvez seja a mais comum. A OMS estima que, em 2050, 52% da população mundial será afetada pelo problema, muito em decorrência do uso de eletrônicos – e, eventualmente, a procura pela cirurgia de miopia também pode aumentar.

Com a pandemia, a tendência é que os problemas relacionados à visão aumentem ainda mais, já que passamos a maior parte do tempo em ambiente fechado ou em frente à TV, computador ou celular, aparelhos que podem forçar a vista e acelerar o aparecimento de dificuldades para enxergar de longe.

O que é miopia?

A miopia é um erro refrativo do globo ocular em o indivíduo apresenta dificuldade de ver objetos à distância. Pacientes com grau de miopia grave conseguem ver com clareza qualquer coisa que esteja bem perto dos olhos, já os que têm graus mais leves enxergam alguns objetos que estão distantes, mas não todos.

Uma pessoa míope vê tudo que está mais longe de forma turva, meio embaçada. É comum semicerrar os olhos para que o objeto pareça mais nítido – e esse é o primeiro sintoma claro da doença.

Comumente, ela é notada em crianças em idade escolar, por não conseguirem enxergar o quadro, mas fazem boa leitura em um livro. Ao longo do tempo, a miopia tende a aumentar, fazendo com que as trocas de lentes corretivas sejam mais frequentes. Por isso, é importante visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Entre os fatores que causam a miopia estão a hereditariedade e o estresse visual, incluindo atividades que exigem maior uso da visão de maneira prolongada e excessiva.

A boa notícia é que a cirurgia de miopia é uma alternativa para diversos pacientes que desejam corrigir esse problema. Mas quem pode fazer o procedimento?

Cirurgia de miopia: critérios de elegibilidade

A cirurgia de miopia, conhecida também como cirurgia refrativa, é um procedimento rápido, simples e seguro, realizado com o auxílio de um laser. A finalidade é corrigir problemas de visão causados por erros de refração como a própria miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O procedimento é realizado sem internação e com recuperação tranquila e segura. O paciente volta para casa no mesmo dia, já usufruindo de uma visão com mais qualidade.

No entanto, para garantir a eficácia do tratamento, o paciente precisa atender a alguns pré-requisitos. Geralmente, a cirurgia é indicada após os 21 anos, idade que o grau normalmente já está estável. Além disso, o grau mínimo exigido para que a operação seja possível é 1, e o máximo, é 10.

O oftalmologista precisa avaliar o formato do globo ocular do paciente para entender se, fisiologicamente, a cirurgia será eficaz. Fatores como a curvatura e a espessura corneana, assim como seu formato, são importantes para essa avaliação. Na realidade, podemos até chama-los de “critérios eliminatórios”: são esses dados que mostram quem pode e quem não pode se submeter a esse tipo de cirurgia.

Em linhas gerais, a córnea não pode ser muito delgada, pois o laser faz uma ablação (espécie de remoção) nela, então é imprescindível que se respeite um leito corneano mínimo suficiente. É ele quem vai permitir a manutenção de sua rigidez e forma, evitando futuras complicações decorrentes do procedimento.

A cirurgia de miopia é um procedimento coberto por diversos planos de saúde por se tratar de uma intervenção pela qualidade de vida do paciente. Ela é eletiva – ou seja, não tem caráter de urgência – e os exames necessários para elegibilidade do paciente podem ser feitos a qualquer momento pelo oftalmologista que o acompanha.

 

Para saber mais sobre esse e outros procedimentos,  entre em contato com a equipe do COA. Nossos especialistas estão à disposição para sanar dúvidas, realizar exames e realizar a cirurgia de miopia quando essa alternativa é possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 18 =

Cadastre-se em nossa newsletter