Como saber se criança precisa usar óculos de grau?

21 outubro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Problemas de visão acabam não sendo tão comuns na infância, mas existem exceções. Cerca de uma a cada 5 crianças precisam usar óculos de grau. 

E, ao menor sinal de desconforto, é melhor procurar o oftalmologista. A presença de alguma dificuldade para enxergar afeta a aprendizagem, personalidade e a adaptação nesse novo ambiente.

Além disso, a necessidade da utilização de óculos de grau pode influenciar na prática de exercícios, na capacidade de tocar algum instrumento e em outras atividades cotidianas.

Sinais que indicam problemas de visão infantil

Os olhos se desenvolvem até os 7 anos de idade e a ausência de cuidados, dentre eles o uso de óculos de grau, quando necessário, pode agravar casos de astigmatismo, miopia, hipermetropia e até provocar cegueira infantil.

Os profissionais recomendam que a primeira consulta seja realizada ao longo do primeiro ano de vida.

Os responsáveis pelas crianças devem atentar-se a alguns comportamentos que podem indicar problemas de visão, tais como:

  • Realização de leituras muito próximas ao livro;
  • Tirar notas mais baixas que o normal na escola;
  • Coçar os olhos com certa frequência;
  • Necessidade de usar o dedo para guiar as leituras;
  • Sentar-se muito perto da televisão ou outro dispositivo;
  • Sentir dores de cabeça regularmente.

Diante desses indícios, uma consulta deve ser marcada para a realização de um exame de vista. Assim, se houver algum problema, ele poderá ser diagnosticado. A partir daí, medidas poderão ser tomadas – inclusive preventivamente.

Adaptação aos óculos de grau

Se, após a visita ao oftalmologista, for confirmada a necessidade do uso dos óculos de grau pela criança, é imprescindível que a pessoa responsável apresente a ela o novo acessório de forma positiva.

É fundamental tratar os óculos como uma novidade incrível, já que crianças costumam ser bem receptivas a mudanças.

Além disso, fazê-las participar da escolha da armação é outra forma de quebrar o gelo e, tornar o hábito mais divertido. O mercado oferece diversos modelos e cores de óculos de grau para crianças, mas a agitação dos pequenos deve ser levada em consideração na hora da compra, para evitar a quebra do acessório.

Quer saber se a criança da sua família precisa utilizar óculos de grau? Aqui no COA realizamos consultas oftalmológicas completas que abrangem todas as áreas e contam com avaliação de óculos e lentes de contato. Nossa equipe também tem especialistas em oftalmologia infantil.

Já marcou os exames para cuidar da visão das crianças esse ano? Entre em contatoe agende sua consulta!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =

Cadastre-se em nossa newsletter