Como tirar cisco no olho? Um tutorial!

10 julho, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

objeto estranho no olho

Cisco no olho é algo que incomoda – e muito. Tanto que, por reflexo, tendemos a esfregar a região ou até colocar o dedo (sujo) nos olhos. Péssimos hábitos, certo? Mas como, afinal, tirar cisco no olho sem colocar em risco a integridade da nossa visão?

Eis aqui o tutorial mais simples e eficaz que você vai ler sobre o assunto hoje. ;p

Passo um: manter a calma e as mãos longe do olho;

Passo dois: ir até uma pia;

Passo três: lavar bem as mãos com água e sabão (do jeitinho que você anda lavando na quarentena);

Passo quatro: em frente a um espelho, tente identificar o cisco, cílio ou outro objeto estranho que esteja causando desconforto;

Passo cinco: pisque o olho várias vezes, tentando fazer com que o cisco saia sozinho;

Passo seis: pingue algumas gotas de soro fisiológico para “lavar” o olho ou água corrente, caso não tenha o soro.

Por que cisco no olho incomoda tanto?

O olho possui muitas terminações nervosas e, independente do tamanho do cisco, o desconforto é sempre muito grande. Não por menos, trata-se de uma área hipersensível, causando a sensação de que um objeto grande está tocando o globo ocular.

Até que o olho esteja livre do pequeno detrito, o ideal é não o tocar com as mãos. Para quem é usuário de lentes de contato, a indicação é suspender o uso do material até que a irritação tenha passado por completo, a fim de evitar uma piora no quadro.

Mesmo depois do cisco ser retirado dos olhos, a sensação de desconforto pode permanecer por algum tempo, o que é bastante comum. O atrito daquela partícula irrita profundamente a córnea, principalmente ao esfregar as mãos na região, pressionando ainda mais a sujeira e arranhando a camada superficial da córnea.

Ficar de olhos fechados e não se expor à luz por um tempo traz alívio para o incômodo e acalma o estresse no globo ocular. Entretanto, caso a irritação persista, o cisco pode não ter sido completamente removido, necessitando o auxílio de um médico oftalmologista. Além de retirar completamente o intruso, o oftalmologista pode prescrever um remédio que acelere a cicatrização e suavize a dor e inicie o combate à inflamação.

Se o cisco não sair…

Tem mais uma dica de remoção do cisco em casa, além da lavagem com soro fisiológico!

Determine onde a sujeira está e posicione a pálpebra rente a ela, tocando a outra pálpebra por cima. Os cílios agirão como uma escova macia e natural de retirada do cisco. Claro, é preciso vencer a gastura para uma prática como essa, o que não é tarefa fácil!

Contudo, mesmo depois de todas as tentativas e manobras para ver-se livre do intruso que causa tanto incômodo aos olhos, não pense duas vezes e procure um consultório oftalmológico de sua confiança para remover o cisco.

Para quem aceita mais uma sugestão, o COA — Centro de Oftalmologia Avançada oferece todos os tipos de consulta, contando com o auxílio de aparelhos de tecnologia de ponta e atendimento responsável e de excelente qualidade.

O COA tem parceria com os principais convênios de Minas Gerais, mas também oferece atendimento particular. O agendamento de horário pode ser feito pelo site, telefone ou Whatsapp. Entre em contato!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter