CONSUMO DE ÁLCOOL x SAÚDE DOS OLHOS: QUAL A RELAÇÃO?

21 agosto, 2017     6 comentários     tech_4dmin

O álcool é uma droga lícita, que não traz absolutamente nenhum benefício para o corpo humano. Às vezes ele é utilizado como um escape social: pessoas muito tímidas se tornam mais desinibidas após os efeitos do álcool, o que faz parecer que as interações são mais fáceis e naturais.

Contudo, do ponto de vista médico, qualquer bebida deve ser evitada para que o organismo consiga estar sempre balanceado e, o ser humano, em pleno uso de suas faculdades mentais.

Do ponto de vista oftalmológico, o álcool pode causar diversos danos à visão, alguns deles irreversíveis. Isso porque somente 5% do que ingerimos da substância é, de fato, eliminada pelo organismo, através da urina, transpiração e saliva. Os outros 95% de álcool são levados à corrente sanguínea e distribuídos pelo corpo, enquanto o fígado trabalha lentamente para eliminar o que sobrou da cervejinha.

Não é apenas uma questão de reflexo

 

Quem bebe não pode dirigir, por vários motivos – a maioria deles bem óbvia. O principal é que o álcool, na corrente sanguínea, compromete nossas capacidades cognitivas, sensoriais e motoras, tirando muito do nosso sistema visual.

Por isso, a ingestão de álcool não é apenas uma questão de reflexo: você passa, sim, a enxergar menos para perto ou longe durante os efeitos da droga no organismo. Isso significa que, enquanto seu sistema estiver depurando o álcool, você perde um pouco (ou muito) da sua noção espacial.

O campo visual também se estreita com a presença do álcool no sangue, nos dando a impressão de uma visão em túnel. Isso se assemelha muito à visão de quem tem glaucoma em nível avançado, só que com uma enorme desvantagem: ao contrário da doença, que progride de forma gradual, a sensação que o corpo tem de visão em túnel é abrupta, e a pessoa alcoolizada não percebe com exatidão essa mudança.

Por isso, mesmo que você queira beber por suas questões pessoais, lembre-se de não dirigir ou operar máquinas complexas ou pesadas em nenhuma circunstância por, no mínimo, 24 horas. Não é apenas uma questão de “conseguir manter seus reflexos após dois copos de cerveja”: é uma questão de que sua visão não está em condições normais depois desses dois copos – e você sequer vai ser capaz, muitas vezes, de notar a diferença.

Impactos diretos da bebida na visão

Além disso, é possível ver impactos diretos da bebida na visão. A vermelhidão, por exemplo, é um deles: você pode notar, assim como todas as pessoas ao seu redor, que seus olhos ficam mais vermelhos após ingerir certas quantidades de álcool.

Essa é uma amostra de que a bebida já começa a causar alguma reação no corpo, logo após ser processada pelo cérebro. A visão dupla ou embaçada também é um sinal de impacto direto, e esse não é um acontecimento que vai prejudicar seus olhos apenas depois de um gole ou outro: com o tempo, os músculos responsáveis pelo foco da sua visão vão se “desgastando”, o que pode gerar lesões graves e irreversíveis depois de alguns anos consumindo grandes quantidades de álcool.

A bebida, que parece tão inofensiva quando você toma “socialmente”, pode causar distúrbios incômodos, como a síndrome do olho seco e o aumento da pressão ocular.

Em casos de alcoolismo crônico, a bebida pode danificar o nervo óptico e até causar o glaucoma – levando, muitas vezes, à perda de visão.

Isso sem contar com os acidentes de trânsito causados pela embriaguez, que podem causar impactos diretos muito mais graves e indeléveis do que estes.

Por isso, ressaltamos mais uma vez: ao beber, não dirija. E, mesmo bebendo apenas socialmente, não deixe de visitar seu oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

O checkup constante dos seus olhos é a melhor forma de prevenir que doenças graves ocorram, mesmo que você não consiga perceber, prontamente, a evolução do quadro.

 


6 respostas para “CONSUMO DE ÁLCOOL x SAÚDE DOS OLHOS: QUAL A RELAÇÃO?”

  1. António disse:

    Questão: O consumo de álcool agrava a degeneração macular provocada pela idade?

  2. Jacqueline disse:

    Toda vez q bebo sinto mto dor no olho esquerdo, e as vezes dura até 3 a 4 dias.
    Tomo remédios para dor e mtas vezes não para. O melhor que ajuda eh o torsilax.
    Tenho q ir ao médico ver como está minha pressão ocular.

  3. Amilton disse:

    Jaqueline eu também estou assim do mesmo jeito que você. Você já foi ao oftalmologista? Me dá uma resposta? Melhoras pra você!

  4. Paulo jose disse:

    Eu sempre bebi, mais dps de uma certa resenha, minha visão começou a ficar estranha tipo muito estranha mesmo, parece q eu não enxergo nada normal como antes eu queria ajuda sobre isso, muito mesmo eu tô precisando muito isso tá me deixando louco l

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 3 =

Cadastre-se em nossa newsletter