Dicas para manter a saúde ocular sempre em dia

09 abril, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

saúde ocular

Já reparou que a saúde ocular não tem o mesmo tratamento que os demais órgãos do nosso corpo?

Enquanto fazemos dietas e exercícios físicos para manter o coração, sistema respiratório e digestivo em pleno funcionamento, os olhos demandam outras atitudes. A atenção a isso começa quando a visão fica embaçada e enxergamos os objetos fora de foco.

Não há como negar que a visão nos abre um caminho de oportunidades, permitindo viver experiências visuais incríveis, além, é claro, de exercer atividades com mais segurança e dinamismo.

No entanto, a perda da visão é um assunto que tem preocupado a sociedade médica. Existem cerca de 39 milhões de casos de cegueira no mundo, sendo mais de 580 mil só no Brasil. Contudo, a OMS calcula que 80% poderiam ser evitados com tratamento adequado, prevenção e diagnóstico precoce.

Para que você não perca de vista os melhores momentos da vida, separamos algumas dicas para manter a saúde ocular sempre em dia:

Evite coçar os olhos com frequência

Os olhos coçam por diferentes motivos: contato com a poluição, alergia, infecção ou até mesmo cansaço. Contudo, o ato de esfregar os olhos deve ser evitado ao máximo, já que a estrutura ocular é frágil e se torna um fator de risco para a saúde ocular como um todo.

Coçar os olhos com frequência favorece o surgimento e o agravamento do ceratocone, uma doença degenerativa da córnea, tendo como principal sintoma a distorção da visão. O tratamento vai variar de acordo com cada caso, podendo seguir prescrição de óculos, cirurgias de implante de anéis corneanos, transplante de córnea e crosslinking corneano.

Em vez de coçar, tente:

  • Piscar os olhos frequentemente para lubrificar as córneas e evitar o ressecamento dos olhos;
  • Aplicar compressas de água fria nos olhos por alguns minutos. Esse procedimento ajuda a aliviar a coceira;
  • Manter os cílios limpos, lavando-os durante o banho.

Mantenha doenças crônica sob controle

Muitas doenças crônicas interferem na saúde ocular. Disfunções como diabetes, pressão alta e obesidade, por exemplo, necessitam de monitoramento constante e tratamento adequado, a fim de evitar complicações à visão, incluindo a cegueira.

Nesse sentido, consulte seu médico regularmente, faça todos os exames e mantenha a glicemia controlada.

Cigarro? Não!

A fumaça liberada pelo cigarro vai diretamente aos olhos, prejudicando a transparência do cristalino, que funciona como lente. A longo prazo pode favorecer o processo de opacificação, tendo como consequência a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), catarata e lesões no nervo óptico.

Como se não bastasse, o cigarro irrita os olhos, piorando os sintomas de olho seco. Além disso, ele afeta a circulação sanguínea e diminui a quantidade de antioxidantes, o que contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos, colaborando para o aumento da pressão ocular.

Faça pausas ao longo do dia

Quem trabalha por longos períodos em frente ao computador pode sentir mais dor de cabeça, queimação nos olhos ou sensação de olhos secos. A fixação contínua na tela de aparelhos eletrônicos resseca a superfície ocular, causando irritação e coceira.

Ficar olhando a tela do computador por muitas horas faz com que o olho pisque menos, contribuindo para a falta de lubrificação ocular. Assim, a cada 20 ou 30 minutos, faça uma pausa e dê mais piscadas.

Visite seu oftalmologista regularmente

Muitas doenças oculares causadoras da cegueira podem ser evitadas e tratadas com a simples ida ao médico. Visitas regulares ao oftalmologista ajudam na detecção de patologias que são, muitas vezes, silenciosas.

Algumas doenças, quando chegam a se manifestar, já estão em estágios mais avançados, e os tratamentos não se mostram tão eficazes. Nesse sentido, mesmo na ausência de sintomas, as consultas regulares são importantes na prevenção de doenças e contribuem para o diagnóstico precoce.

Ajude as pessoas com informação de qualidade

Cuidar da saúde ocular também é um ato de amor com você mesmo e com o seu próximo. Por isso, compartilhe esse conteúdo e nos ajude a espalhar conteúdo de qualidade. Quanto mais pessoas informadas, mais chances teremos de combater a baixa visão e também a cegueira.

Comece hoje ainda a cuidar da sua visão. Entre em contato com a equipe do COA e agende a sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + quatro =

Cadastre-se em nossa newsletter