Doenças Oculares: prevenção pela informação #COAresponde

10 julho, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

O olho humano é um instrumento incrível e muito poderoso.

É com ele que capturamos as mais belas imagens com todas as suas cores e formas.

É pela visão que reconhecemos pessoas, objetos e lugares. Tudo é tão automático e rápido, como um piscar de olhos, que não nos damos conta da quantidade de imagens e cenas que nossos olhos são capazes de capturar.

E é justamente por não nos darmos conta de quão natural é enxergar que temos a sensação que a visão estará sempre ali. Contudo, sabemos que não é bem assim! Há muitas doenças oculares que, se não diagnosticadas no início, podem trazer sérios problemas, levando, inclusive, à perda da visão.

Por isso, neste mês, a gente vai te apresentar as Doenças Oculares mais comuns entre a população e te dar dicas de como prevenir-te contra elas. Em boa parte dos casos, a informação é o principal meio de evitá-las.

Ter conhecimento sobre as principais doenças não te dá autoridade para fazer diagnósticos e tratamentos por conta própria. No entanto, pode te orientar na prevenção, já que muitos problemas são evitados com bons hábitos como, por exemplo, o exame de rotina.

Segundo publicação do portal da ONUBR (Organização das Nações Unidas no Brasil), há cerca de 39 milhões de indivíduos no mundo que não podem ver e 246 milhões com visão muito reduzida. A entidade afirma que muitos diagnósticos poderiam ser evitados com a prevenção.

Atitudes simples que ajudam na prevenção de doenças oculares

Algumas atitudes simples podem ser adotadas para promover a saúde dos olhos como, por exemplo, o hábito de sempre ter em mãos óculos escuros. Você sabia que o seu uso, principalmente em lugares com claridade excessiva, pode colaborar na prevenção de diversas doenças oculares, como pterígio, cataratas e tumores, facilitadas pelos raios ultravioletas? Mas atenção: os óculos utilizados devem possuir proteção contra os raios ultravioleta (UVB e UVA) e ter lentes testadas e aprovadas nesse quesito.

Os fatores de proteção solar presentes nos óculos de sol ajudam a reduzir a quantidade de radiação não somente no verão, mas, também, nos dias nublados e frios. Os óculos de sol caem bem o ano todo!

O cuidado com a maquiagem é outra forma de prevenção de doenças oculares. Algumas pessoas já têm uma predisposição a alergias e o uso excessivo de maquiagem pode ocasionar problemas que vão dos apenas incômodos aos muito sérios, como olho vermelho, lacrimejamento, coceira e fotofobia (aversão à luz).

Quem faz uso diário de pós, sombras, lápis e rímel pode continuar com a sua rotina, desde que siga algumas orientações. Produtos de boa qualidade costumam apresentar menos problemas do que o de marcas duvidosas. Respeite a data de validade de cada item, uma vez que o uso de maquiagem vencida em contato com os olhos pode causar conjuntivite tóxica.

Outra orientação é não passar o lápis na parte interna das pálpebras para evitar obstrução das suas glândulas. E, por fim, mas não menos importante, a limpeza da maquiagem ao final do dia para retirar todo o contato do produto com os olhos é de extrema necessidade.

Pra finalizar, não poderíamos deixar de falar das recomendações para profissionais que exercem alguma atividade de risco aos olhos.

O uso de óculos de proteção no trabalho ou mesmo em certas atividades domésticas é fundamental, pois o contato dos olhos com algum tipo de agente químico ou perfurante, por exemplo, pode provocar feridas, lesões, perda parcial da visão e doenças oculares. Ao ser pregado, um prego pode espirrar e perfurar o olho, o mesmo podendo ocorrer com um fragmento metálico ao esmerilar ou bater em uma peça com uma talhadeira, formão, martelo, ou um fragmento de madeira ao ser trabalhada.

É sempre conveniente advertir sobre a utilização de qualquer colírio sem orientação do seu médico. Cada medicamento tem uma finalidade, mas vai depender da avaliação do oftalmologista. O uso impróprio de um colírio pode até aliviar os sintomas de momento, mas não significa que vai tratar possíveis doenças. Dessa forma, além de gastar dinheiro com medicamento inadequado, você ainda pode agravar o problema.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre alguma doença ocular?

O propósito do COA é promover a saúde ocular e, por isso, vamos te dar várias dicas, durante o mês de julho, sobre como prevenir doenças oculares. Fique ligado no nosso Facebook e Instagram para as melhores formas de prevenção e, se tiver alguma dúvida específica, é só entrar em contato com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter