Exercícios para descansar a visão

18 junho, 2019     40 comentários     tech_4dmin

Para realizar qualquer tarefa do cotidiano precisamos, e muito, do auxílio dos músculos do corpo. Dentre os que são mais exigidos estão os nervos ópticos. Todo esforço causa desconforto e cansaço e, por isso, é comum nos depararmos com olhos vermelhos, lacrimejando e com coceira.

Além de, muitas vezes, o incômodo ser acompanhado de dores de cabeça e tensão na região do pescoço.

Todos esses sinais são reflexo, em grande parte, de ficarmos muito tempo em frente ao computador. Tal comportamento, inevitável nos dias atuais, pode prejudicar muito a visão. Para aliviar o cansaço, existem alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e hora que vão ajudar no relaxamento e cuidado dos olhos.

Um muito simples, que veio da yoga, é o Palming, cujo objetivo é relaxar a visão. Primeiro, acomode-se de maneira confortável e esfregue as mãos para deixá-las bem quentinhas. Em seguida, com os olhos fechados, cubra-os com as palmas das mãos em formato de concha. Fique nessa posição de três a cinco minutos, evitando que a luz penetre nos olhos. Simples, não?

É importante não fazer pressão sobre os olhos ou esfregá-los. O exercício pode ser feito ao acordar e antes de dormir. Para quem trabalha horas à frete do monitor a sugestão é repetir o procedimento algumas vezes durante todo o dia.

Cuidados simples com os olhos

Outro exercício muito simples é sentar-se em uma cadeira com a cabeça reta e olhar para quatro direções diferentes o mais longe que alcançar. Olhe para os lados, para cima e para baixo, até cinco segundos. O importante é mexer apenas os olhos e deixar a cabeça firme. Repita por três vezes a sequência.

Muito parecida com a sugestão anterior, a proposta agora é sentar com a coluna reta em um lugar bem confortável. Estique o braço, com o polegar virado para cima, à frente do nariz. Escolha cinco pontos: a ponta do nariz, o polegar e o braço estendido, mais dois objetos do ambiente, e olhe para cada um deles, mantendo o olhar por alguns segundos.

Também com o auxílio das mãos, dessa vez usando os indicadores, posicione o indicador da mão direita a uma distância de aproximadamente metade do seu braço e o indicador esquerdo a uns 15 centímetros atrás do primeiro. Por aproximadamente um minuto, em um ritmo constante, alterne o olhar de um dedo para o outro.

Para finalizar, a sugestão é uma massagem. Use os polegares em movimentos circulares começando abaixo das sobrancelhas, próximo à parte superior do nariz, até a extremidade das pálpebras. Repita a massagem pelo tempo que desejar.

Como já falamos aqui no blog do COA, a exposição constante às telas de computador, tablets e smartphones pode causar problemas à visão.

Porém, com exercícios simples de relaxamento na região ocular é possível cuidar da saúde dos olhos para realizar as atividades diárias. Mas, caso você tenha algum incômodo nos olhos, procure o oftalmologista para verificar se há algum problema.

Nossa equipe médica está à disposição para que você tenha olhos saudáveis e bem cuidados. Se precisar de uma orientação profissional, agende sua consulta e venha nos fazer uma visita.


40 respostas para “Exercícios para descansar a visão”

  1. Consuelo disse:

    No entendí. Esta en Portugués ?

    • tech_4dmin disse:

      Hola consuelo
      Este es un blog brasileño de oftalmología, por lo que está en portugués.
      Si está interesada, deje su correo electrónico y podemos traducirlo y enviárselo.
      ¡Un abrazo!

  2. Aplaudo, tu interés porque sean muchos los que mejoren su visión, y por el trabajo que te tomas junto a tu equipo para respaldar tu conocimiento. Dios bendiga tu generosidad.

  3. Jose adalgio rodrigues de sousa disse:

    Sou diabete so tenho a vista direita ela fica muito embasada mesmo co o oculo como pode me ajudar

    • tech_4dmin disse:

      Olá, José!
      O ideal é você marcar uma consulta com o oftamologista de sua confiança para checar porque sua visão continua embaçada, mesmo com o uso de óculos. Se estiver em Belo Horizonte e quiser agendar sua consulta no COA, nossa equipe médica está à disposição.

      Um abraço!

  4. Abraham De La Cruz disse:

    Muy reconocido por su instrucción ocular a través de los ejercicios.
    Quería realizar una consulta: a mi me lagrimea mis ojos sobre todo cuando leo Facebook o mensajes de messeger. Además hace un mes aproximadamente me vista se me ha apocado ligeramente ya veo con dificultad

    • tech_4dmin disse:

      Hola abraham
      Usar su computadora o teléfono móvil para leer redes sociales puede causar fatiga visual, dependiendo del brillo de la pantalla. Le sugerimos que consulte a su oftalmólogo de confianza para investigar si hay algo más en esta situación.

      ¡Un abrazo!

  5. Zilda disse:

    Ainda este vou ao oftal preciso devido a pouca secreção e coceira .desde q tomei conhecimento já venho fazendo exercícios e senti melhora; estou enviando para amigas da PG social eu creio q vou livrar deste objeto q ajuda mas incomoda pra caramba em especial aqui q faz muito calor Rondônia.

  6. Evanir T. Bernardi disse:

    Estou começando a fazer os exercícios, hoje.
    Sou muito grata pela oportunidade de aprender,
    Obrigada.

  7. Maria do Socorro Xavier disse:

    Eu sempre lhe acompanho já fui sua aluna abra seus olhos , aprendi muito com vc não tive a oportunidade de fazer o curso completo por razões financeira.so tenho lhe agradecer .um beijo no coração de todas

  8. Ubirajara Terra disse:

    O Palming é um exercício muito bom e que realmente dá muito certo. Descansa os olhos!

  9. Salete Rusiska do Nascimento disse:

    Tenho interesse em aprofundar meus conhecimentos, as pesquisas agregam conhecimentos.

  10. Ortencila Terezinha fuzinatto dall agnol disse:

    Nunca me afastei, completamente, dos exercícios que aprendi no curso que fiz, nem da Dra Tatiana nas redes.Também não me apliquei como deveria para melhor a hipermetropia e presbiopia. Qdo o fiz mais regularmente, senti muita melhora. Vale muito a pena, mas a indisciplina minha, fez meus olhos sofrerem meio grau a mais na pandemia. Desculpa inútil, uma vez que o curso ensina tb como evitar stress dos olhos ao usar muito celular e computador.

  11. Antonio Severino virissimo disse:

    Estou começando os exercícios

  12. Anita A S Matos disse:

    Bom dia Tati. Obrigada. Gostei das matérias. Eu vou ler todas. Vou participar hoje a noite. Vou fazer de tudo para estar livre as 19 hrs. Eu tenho feito o palming e realmente descansa a visão de verdade. O ensolar eu faço pouco . Porquê agora tem pouco sol. Mas tenho. A massagem também eu tenho feito. Mas vou me organizar pra colocar em prática.

  13. Thais disse:

    Faz 2 anos e 6 mês que passei por 2 cirurgia na cabeça e afetou meu olho esquerdo campo visual que pode me ajuda Pois preciso me cuidar

  14. Maria Eulália de Araújo Neves disse:

    Boa tarde Dra, já a acompanho a algum tempo.Acredito em seus ensinamentos e exercicios .Tentarei acompanhar mais uma vez.( Aos 13 anos q fiz exame e tinha 3 graus de hipermetropia e ,atualmente passei dos 6 graus ,tbm tenho astigmatismo ).

  15. Lúcia Antônia REIS disse:

    Gostaria de saber muito,e fazer

  16. Tenho uveite usei muito tempo aciclovir em altas dosagens por meses indicado por meu oftalmo.E um dia descobri Tatiana e fiz seus exercicios que me tiraram os oculos para longe e agora quero tirar tambem o pra perto. Que exercicios devo continuar a fazer? Grata por ter me ajudado .Sigo todas suas aulas.

  17. Joelma Quitéria de Torres disse:

    Olá como posso agendar uma consulta com oftalmologista de vcs?

  18. Olá boa tarde, tenho cataratas no olho esquerdo , e estava fazendo seus exercícios , tenho certeza que vou ficar bem, segunda estarei com vc as 19.00 hs

  19. Wilson Hilario disse:

    Estou fazendo o curso com Dra Tatiana, sou formado, técnico de radiologia, mas estou fascinado em saber sobre os olhos. Acredito muito na perfeição de nosso corpo, mas essa regeneração da visão é surpreendente. Assisti já as seis aulas, mas não consigo dar comentários, não sei como fazê-lo nas aulas. Muito obrigado, estou louco para estar na segunda faze. Tenho 76 anos e uso óculos. Quero larga-lo em breve, minha prioridade.

  20. Maria disse:

    Tenho deslocamento de vitrio nos dois olhos,o esquerdo foi feita cirurgia da catarata a 7 meses e dois procedimentos de capsolotomia yag,mas sem sucesso,agora terei que fazer uma cirurgia muito evasiva dis o médicos, mas estou confiante primeiro em Deus e depois nos exercios da doutora Tatiana que não precisarei mais fazer nenhuma cirurgia e que Deus me ajude..

  21. Maria Alves disse:

    Boa noite
    Gostaria de saber o nome do meu problema óptico, pq meus olhos correm rápido de um lado para outro, involuntariamente!

  22. Maria da Conceição Brandão dos Santos disse:

    Bom dia,
    gostaria de saber porque minha vista volte e meia arrebenta um vasinho e fica com aquela mancha de sangue? eu já fiz vários exames com o oftalmologista, que me disse que esta tudo bem. mas as vezes tenho duvidas …
    Tenho algum exercício pra fazer, que melhore isso?
    Obrigada.
    Conceição Brandão.

  23. Acho maravilhoso estou muito confiante que vai ser muito bom pra mim e pro meu filho deficiente visual

  24. Maria de Lourdes Souto amaior Cavalcante disse:

    Faço diariamente os exercícios que aprendi com a dra. Tatiana Gebrael. Fiz cirurgia de catarata no olho direito e estou enxergando embaçado de perto e de longe e tem coisas que não leio. Já estou com catarata no olho esquerdo mas não vou operar. Tenho fé e persistência que com exercícios e suplementos para a visão vou ficar boa

  25. Maria Sueli Damasceno Santos disse:

    Após os 45 anos,comecei a trabalhar numa sala escura e no computador! imediatamente minha visão ficou comprometida, e tive que usar óculos , e os graus só aumentam, ano a ano.

  26. Elza luzia guedes pellegrino disse:

    E fantástico estou gostando muito e estou conseguido fazer o exercícios e vejo bom resultados.obrigafo Dr.Tatiana e suas águias.

  27. Eliana Lúcia Cortez Pessoa disse:

    Tenho ultimamente um pouco de embasamento nos meus olhos

  28. Prata disse:

    Soube hj que estou com catarata mas vou fazer os exercícios da Dr. Tatiana e creio em nome de JESUS que já estou curado e trato também de glaucoma, meu DEUS! DEUS no controle.

  29. Cristina Almeida Fernandes disse:

    Uso óculos 👓 a bastante tempo, tenho catarata ultimamente minha visão está cada dia mais difícil de enchergar mesmo usando óculos. Ultimamente tenho sentido muita ardência nas vistas e lágrimas 😢 sai sempre que ela fica irritada.

  30. Saletw Piccoli disse:

    Já conhecia esse método e confesso que não tenho muita persistência, .mas o comentário já estou escrevendo sem o uso do óculos

  31. Francisca Maria Santos Rocha disse:

    Boa noite a Tatiane Gebrael, já estou acompanhando vc a vários cursos e ainda não consegui assistir suas aulas, todas as vezes problemas familiares, espero que esta vez irá dar certo, os problemas de visão são vários eu uma vou te dizer olhos cecos já foram iliminados com exercícios de relaxamento do sol que gosto muito, porém de convergência nem faço fico tonta.
    Agora estou disposta a fazer o curso Olhos de Águia

  32. Maria Elizabeth Correia De Queiroz disse:

    Eu quero mim do uso de óculos estou com 68a. E uso à + se 40 anos.

  33. Maria Elizabeth Correia De Queiroz disse:

    Estou mim esforçando para esta jornada te acomponho em no youtube

  34. Levi Terezinha Moreira Alves disse:

    Levi Terezinha Moreira. Consigo ler sem óculos só a vista direita não consigo ver as letras legíveis esta muito embaçada olhos muito ressequido uso colírio 5 vezes ao dia

  35. Carlos Ferreira dos Santos disse:

    Eu, sou Carlos Ferreira dos Santos, estou com glaucoma no olho esquerdo e catarata no olho direito, estou sempre participando das conversas e explicação da Tati, as vezes faço os exercícios junto com ela , não entrei pra fazer o tratamento completo com ela, porque ainda não estou em condições financeiras, mais estou saindo das dívidas, e logo vou poder fazer o tratamento completo com a equipe da Tati, mais o pouco que faço já vir que é possível ficar curado com esse método.obrigada.

  36. ALDOMIR ALVES DE SANTANA disse:

    Boa informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 2 =

Cadastre-se em nossa newsletter