Exercícios para descansar a visão

18 junho, 2019     11 comentários     tech_4dmin

Para realizar qualquer tarefa do cotidiano precisamos, e muito, do auxílio dos músculos do corpo. Dentre os que são mais exigidos estão os nervos ópticos. Todo esforço causa desconforto e cansaço e, por isso, é comum nos depararmos com olhos vermelhos, lacrimejando e com coceira.

Além de, muitas vezes, o incômodo ser acompanhado de dores de cabeça e tensão na região do pescoço.

Todos esses sinais são reflexo, em grande parte, de ficarmos muito tempo em frente ao computador. Tal comportamento, inevitável nos dias atuais, pode prejudicar muito a visão. Para aliviar o cansaço, existem alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e hora que vão ajudar no relaxamento e cuidado dos olhos.

Um muito simples, que veio da yoga, é o Palming, cujo objetivo é relaxar a visão. Primeiro, acomode-se de maneira confortável e esfregue as mãos para deixá-las bem quentinhas. Em seguida, com os olhos fechados, cubra-os com as palmas das mãos em formato de concha. Fique nessa posição de três a cinco minutos, evitando que a luz penetre nos olhos. Simples, não?

É importante não fazer pressão sobre os olhos ou esfregá-los. O exercício pode ser feito ao acordar e antes de dormir. Para quem trabalha horas à frete do monitor a sugestão é repetir o procedimento algumas vezes durante todo o dia.

Cuidados simples com os olhos

Outro exercício muito simples é sentar-se em uma cadeira com a cabeça reta e olhar para quatro direções diferentes o mais longe que alcançar. Olhe para os lados, para cima e para baixo, até cinco segundos. O importante é mexer apenas os olhos e deixar a cabeça firme. Repita por três vezes a sequência.

Muito parecida com a sugestão anterior, a proposta agora é sentar com a coluna reta em um lugar bem confortável. Estique o braço, com o polegar virado para cima, à frente do nariz. Escolha cinco pontos: a ponta do nariz, o polegar e o braço estendido, mais dois objetos do ambiente, e olhe para cada um deles, mantendo o olhar por alguns segundos.

Também com o auxílio das mãos, dessa vez usando os indicadores, posicione o indicador da mão direita a uma distância de aproximadamente metade do seu braço e o indicador esquerdo a uns 15 centímetros atrás do primeiro. Por aproximadamente um minuto, em um ritmo constante, alterne o olhar de um dedo para o outro.

Para finalizar, a sugestão é uma massagem. Use os polegares em movimentos circulares começando abaixo das sobrancelhas, próximo à parte superior do nariz, até a extremidade das pálpebras. Repita a massagem pelo tempo que desejar.

Como já falamos aqui no blog do COA, a exposição constante às telas de computador, tablets e smartphones pode causar problemas à visão.

Porém, com exercícios simples de relaxamento na região ocular é possível cuidar da saúde dos olhos para realizar as atividades diárias. Mas, caso você tenha algum incômodo nos olhos, procure o oftalmologista para verificar se há algum problema.

Nossa equipe médica está à disposição para que você tenha olhos saudáveis e bem cuidados. Se precisar de uma orientação profissional, agende sua consulta e venha nos fazer uma visita.


11 respostas para “Exercícios para descansar a visão”

  1. Consuelo disse:

    No entendí. Esta en Portugués ?

    • tech_4dmin disse:

      Hola consuelo
      Este es un blog brasileño de oftalmología, por lo que está en portugués.
      Si está interesada, deje su correo electrónico y podemos traducirlo y enviárselo.
      ¡Un abrazo!

  2. Aplaudo, tu interés porque sean muchos los que mejoren su visión, y por el trabajo que te tomas junto a tu equipo para respaldar tu conocimiento. Dios bendiga tu generosidad.

  3. Jose adalgio rodrigues de sousa disse:

    Sou diabete so tenho a vista direita ela fica muito embasada mesmo co o oculo como pode me ajudar

    • tech_4dmin disse:

      Olá, José!
      O ideal é você marcar uma consulta com o oftamologista de sua confiança para checar porque sua visão continua embaçada, mesmo com o uso de óculos. Se estiver em Belo Horizonte e quiser agendar sua consulta no COA, nossa equipe médica está à disposição.

      Um abraço!

  4. Abraham De La Cruz disse:

    Muy reconocido por su instrucción ocular a través de los ejercicios.
    Quería realizar una consulta: a mi me lagrimea mis ojos sobre todo cuando leo Facebook o mensajes de messeger. Además hace un mes aproximadamente me vista se me ha apocado ligeramente ya veo con dificultad

    • tech_4dmin disse:

      Hola abraham
      Usar su computadora o teléfono móvil para leer redes sociales puede causar fatiga visual, dependiendo del brillo de la pantalla. Le sugerimos que consulte a su oftalmólogo de confianza para investigar si hay algo más en esta situación.

      ¡Un abrazo!

  5. Zilda disse:

    Ainda este vou ao oftal preciso devido a pouca secreção e coceira .desde q tomei conhecimento já venho fazendo exercícios e senti melhora; estou enviando para amigas da PG social eu creio q vou livrar deste objeto q ajuda mas incomoda pra caramba em especial aqui q faz muito calor Rondônia.

  6. Evanir T. Bernardi disse:

    Estou começando a fazer os exercícios, hoje.
    Sou muito grata pela oportunidade de aprender,
    Obrigada.

  7. Maria do Socorro Xavier disse:

    Eu sempre lhe acompanho já fui sua aluna abra seus olhos , aprendi muito com vc não tive a oportunidade de fazer o curso completo por razões financeira.so tenho lhe agradecer .um beijo no coração de todas

  8. Ubirajara Terra disse:

    O Palming é um exercício muito bom e que realmente dá muito certo. Descansa os olhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter