Fato e fake da saúde ocular

19 fevereiro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Na era da internet, as informações circulam livremente nos veículos digitais. No entanto, a dúvida sempre permanece na hora de diferenciar o fato e o que hoje conhecemos como “fake news”, ou notícias falsas. É preciso ter muita atenção com tudo que é publicado na internet. Muitas informações que ganham o mundo não tem nenhuma base científica que comprove sua autenticidade.

Veja o que é fato e fake em relação à saúde ocular.

Usar celular no escuro causa câncer ocular

Essa notícia afirma que pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que o uso de smartphones em ambientes escuros poderia causar câncer no olho. A mensagem é fake.

Além de não existir nenhuma evidência científica que confirme a informação, o texto propagado na internet traz que os supostos estudos desse caso é do Cape Coast Hospital, dos EUA, uma instituição que, na realidade, fica localizada em Gana, na África.

Glaucoma afeta somente os idosos

Fake.

O glaucoma é uma doença que acomete principalmente idosos acima dos 60 anos, mas nada impede que ela possa se manifestar em jovens, crianças e até mesmo recém-nascidos.

O uso frequente de colírio prejudica os olhos

Fato. Colírio é um medicamento como qualquer outro, seu uso indiscriminado faz mal aos olhos. Por isso, a melhor forma de usá-lo é consultando um oftalmologista, relatando a ele o desconforto que está sentindo.

Se o médico receitou a medicação, compre exatamente o que foi pedido e aplique apenas as doses recomendadas. Por exemplo: caso o tratamento seja de dez dias, não utilize o colírio por vinte ou trinta.

Olhar diretamente para o sol faz mal

Fato. O raio ultravioleta (UV) do sol é muito prejudicial à saúde dos olhos, uma vez que causa danos à retina e cristalino, podendo estimular o aparecimento da catarata.

Coçar os olhos causa lesões na córnea

Fato. Se o paciente já tiver alguma doença nos olhos e coçá-los com mais intensidade, pode provocar lesões na córnea.

Ficar muito tempo diante do computador piora a visão

Fake. Não há nenhum estudo científico que comprove que computadores são prejudiciais aos olhos. Contudo, o uso da tela brilhante pode estar relacionado ao sintoma de olho seco e sensação de cansaço nas vistas.

Óculos comprados em camelô são tão bons quantos os comprados em loja

Fake. Tanto os óculos graus quanto os de sol comprados em camelôs causam danos à visão. Acontece que o acessório, que pode ser apenas uma réplica, é confeccionado com material de má qualidade e não possui proteção contra os raios violetas, podendo causar doenças. Dentre elas, a catarata.

Já o de grau deve ser feito sob medida, já que, para cada pessoa, a distância entre os olhos é diferente e varia conforme o tamanho do rosto. Dessa forma, os óculos comprados prontos não apresentam o centro óptico correto para os olhos de quem os está usando.

Com óculos não feitos sob medida o usuário até consegue enxergar, mas com o tempo ele começa a apresentar alguns desconfortos visuais, como dor de cabeça e a sensação de que tudo está embaçado.

Ler dentro de ônibus provoca descolamento de retina

Fake. A leitura em qualquer veículo em locomoção não ocasiona o descolamento de retina. Contudo, ao ter essa ação, o esforço será maior, podendo levar a cansaço visual e aparecimento de dor de cabeça, lacrimejamento e dor ocular.

Alguns alimentos ajudam a prevenir catarata

Fake. O que se sabe é que uma alimentação rica em complexo B e vitaminas A e E interfere nas células do olho, mas não existem pesquisas que comprovem a ligação desses alimentos à catarata.

Vista cansada é mais comum em pessoas que leem mais

Fake. A presbiopia ou vista cansada aparece por volta dos 40 anos, independentemente se a pessoa tem ou não o hábito da leitura.

 

Nem tudo que lemos na internet é confiável, principalmente as informações relacionadas à saúde dos nossos olhos. Por isso, busque sempre por fontes confiáveis ou procure os oftalmologistas do COA.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Cadastre-se em nossa newsletter