Saiba o que é fato ou fake nos cuidados com a visão

29 setembro, 2021     Nenhum comentário     TWM

Quando o assunto é cuidado com os olhos, algumas crenças populares e informações falsas podem surgir. Provavelmente, em algum momento já ouviu que ler dentro do carro ou ônibus em movimento causa descolamento da retina.

Ou já ouviu falar que pessoas com olhos claros, por exemplo, podem sofrer mais com problemas oculares. Entretanto, quando buscamos o embasamento de especialistas, descobrimos que as duas afirmações são falsas.

Com intuito de combater o avanço das informações falsas no mundo online e offline, apresentamos informações populares quando o assunto é saúde ocular. Confira, a seguir, quatro afirmações e descubra se são fatos ou fake!

Posso curar catarata sem cirurgia!

Falso! Para muitas doenças oculares, a cirurgia não é obrigatória no tratamento. No caso da miopia e astigmatismo, por exemplo, o profissional pode indicar o uso de óculos de grau ou outro tipo de tratamento.

Entretanto, esse não é o caso da catarata.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28,7% dos brasileiros acima dos 60 anos sofrem com a catarata.

A doença é causada por uma perda de transparência do cristalino, uma lente que fica atrás da íris do olho responsável pelo foco. Pacientes com o problema relatam visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade em enxergar em locais pouco iluminados.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o único tratamento disponível para a catarata é a cirurgia. No procedimento é feita a troca do cristalino opaco por uma lente intraocular. Após a cirurgia, a visão volta ao normal.

Alimentação rica em cenoura evita problemas de visão.

Falso! A ideia de que a cenoura atua de forma preventiva está presente em diversos artigos na internet. O alimento, que é rico em vitamina A, traz inúmeros benefícios para nosso corpo, pele e olhos.

Entretanto, a quantidade que consumimos não possui impacto suficiente para evitar  doenças oculares. O consumo de cenoura é indicado para quem deseja uma dieta mais saudável, mas não há comprovação que seja capaz de evitar enfermidades dos olhos.

Uma das formas de curar o glaucoma é com a prática regular de exercícios físicos.

Falso! Colocar o corpo em movimento traz benefícios para saúde mental e física. Porém, essa prática não é capaz de curar problemas como o glaucoma.

Causada por um degradação do nervo óptico, o glaucoma também pode estar associado a um aumento da pressão intraocular, ou seja, a que ocorre dentro dos olhos. O nervo ligado à doença realiza a captação das informações que vemos e as transmite para o cérebro.

É importante destacar que a doença não tem cura. Dessa forma, os tratamentos disponíveis buscam impedir o avanço da doença, que pode levar a perda da visão. Com passos lentos e progressivos, o glaucoma na fase inicial é assintomático.

Hoje, é possível curar doenças oculares com uma alimentação saudável.

Falso! Comer bem e de forma balanceada impacta positivamente nossa saúde e bem-estar. A alimentação é capaz de atuar no sistema de defesa e fortalecer nosso corpo.

Apesar de trazer benefícios à saúde, ter um bom consumo de nutrientes não é capaz de curar doenças que afetam a visão. Mesmo com o consumo de suplementos alimentares, esse efeito não ocorre.

Vale lembrar que o consumo de suplementos deve ser feito mediante a prescrição de médicos ou nutricionistas. Isso porque, o consumo exagerado de vitamina C, por exemplo, pode aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins.

Por isso, se perceber  qualquer tipo de alteração nos olhos, é recomendado procurar o oftalmologista. O profissional irá identificar possíveis doenças e indicar um tratamento mais adequado para o seu caso.

Não deixe de cuidar da saúde dos seus olhos! Agende sua consulta no Centro de Oftalmologia Avançada


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − cinco =

Cadastre-se em nossa newsletter