Forma correta de aplicar colírio

10 dezembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

aplicar colírio

O colírio é um medicamento utilizado para tratar diversos problemas oculares, como glaucoma, infecções, alergias e olho seco. Assim como qualquer outro tipo de remédio, a aplicação adequada influencia na eficácia do tratamento, ajudando a preservar a saúde da visão.

Mas será que você conhece, mesmo, a forma correta de aplicar colírio?

Muitas pessoas acham que sim – e talvez até conheçam, de fato. Mas, por ser uma tarefa aparentemente simples, a aplicação do colírio pode acabar gerando procedimentos inadequados na manipulação do produto.

Não podemos nos esquecer de um detalhe importante: estamos lidando com um medicamento, que precisa ser utilizado de maneira correta para surtir o efeito desejado. Além disso, administrar bem o colírio faz com que os custos com o tratamento se reduzam, evitando desperdícios.

Passo a passo para a aplicação do colírio

A aplicação incorreta do colírio pode anular o efeito do produto, além de afetar seu bolso. Pense nas gotas do remédio que foram jogadas fora porque você não conseguia acertar a localização, por exemplo. Isso custa muito dinheiro, ainda mais quando se trata de um colírio antibiótico, que demanda receita médica para ser vendido.

Para que você possa aproveitar todos os benefícios do medicamento, elaboramos um passo a passo de como aplicar de forma correta o colírio:

  • Higienize bem as mãos, de preferência com água e sabão neutro, e seque-as com uma toalha limpa;
  • Retire as lentes de contato, caso faça uso delas. A exceção é se o colírio for para umedecer as próprias lentes de contato;
  • Remova a tampa do produto e verifique se o bico não está danificado, quebrado ou rachado. Além do desperdício, pode ser que o remédio tenha sido contaminado;
  • Jamais toque na ponta do conta-gotas;
  • Incline a cabeça para trás, abra os olhos e fixe em um ponto no teto;
  • Com a ajuda de uma das mãos, estique um pouco a pálpebra inferior;
  • Com a outra mão, direcione o frasco do colírio com a ponta para baixo e próximo ao olho, mas sem deixar o bico encostar em qualquer local da região. Isso contamina a solução e aumenta o risco de infecções, como conjuntivite bacteriana;
  • Aperte o frasco levemente e pingue uma gota dentro da pálpebra inferior;
  • Feche os olhos, incline por alguns segundos a cabeça para baixo e tente não piscar. Isso ajuda na absorção do remédio, evitando que ele escorra;
  • Feche bem o frasco do medicamento e jamais limpe o conta-gotas. Isso também pode contaminar a solução;
  • Armazene o produto conforme especificação da bula;
  • Lave as mãos novamente para limpar os resíduos do produto.

Caso você esteja em tratamento com mais de um colírio ao mesmo tempo, o recomendado é esperar de 5 a 10 minutos para a próxima aplicação. Assim, cada medicamento consegue fazer o devido efeito.

Atenção: não compartilhe o medicamento com outra pessoa.

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, o risco de contaminação ainda existe. E jamais recorra à automedicação, pois colírios têm ações específicas para tratar diversos tipos de sintomas e doenças. Nesse sentido, apenas um oftalmologista possui a competência necessária para prescrever o produto adequado ao seu problema.

 

Viu quantas informações úteis e importantes para uma tarefa simples que é aplicação de colírio? O COA está à disposição para orientar, realizar exames e prescrever medicamentos conforme a necessidade. Para agendar um horário, entre em contato pelo (31) 3241-6347 ou peça a marcação online da sua consulta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter