A importância dos exames oftalmológicos

16 outubro, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

Se você acompanha o blog do COA, sabe que uma de nossas maiores campanhas é pela prevenção da saúde ocular através de exames oftalmológicos.

Afinal, uma clínica oftalmológica, como a nossa, serve para tratar e curar o que puder ser curado, mas é nossa obrigação, como instituição de saúde, falar sobre como evitar que os males acometam a vista.

Como diziam os antigos – e continuaremos dizendo até o fim dos dias –, é sempre melhor prevenir do que remediar.

E, ao contrário do que se possa pensar, os exames oftalmológicos feitos em uma clínica não são apenas para diagnosticar doenças graves ou atestar fatores pré-operatórios. Os exames de rotina também podem comprovar a reversão de quadros sensíveis ou melhorar a visão através da calibragem correta do grau das lentes dos óculos, por exemplo.

Aliás, vale lembrar que nem todo exame oftalmológico vai envolver maquinário de ponta e horas de preparação e recuperação. Quando o médico te pede para ditar as letras projetadas em uma parede, está fazendo um exame oftalmológico simples.

Antes das lentes que, hoje, são colocadas à frente dos olhos – aquelas que mudam gradativamente enquanto o oculista pergunta “assim está melhor? Ou assim?” –, esse exame era feito com um tampão sobre um dos olhos e a projeção de tamanhos diferentes de letras em uma parede.

Quanto mais tecnologia, mais os exames tornam-se confortáveis e rápidos; contudo, é preciso ter em mente que o bom oftalmologista pode atender a vários tipos de caso apenas com o exame clínico, sem precisar encaminhar o paciente a outros lugares para chegar a um veredito sobre o diagnóstico.

Os principais exames oftalmológicos – para fazer ainda esse ano

Com o uso de tecnologia de ponta ou olhar atento do médico, alguns exames oftalmológicos não podem sair do seu radar anual, por serem preventivos e, assim, muito importantes.

Todo e qualquer exame que promova ao paciente a possibilidade de não estabelecer quadros clínicos que se agravem com o tempo devem ser priorizados, principalmente se o paciente em questão tiver histórico de doença ocular, dele próprio ou da família.

Durante todo o mês de outubro vamos falar, aqui no blog do COA, no Facebook e no Instagram, sobre exames oftalmológicos imprescindíveis, daqueles que você precisa fazer ainda esse ano, se tiver se esquecido, até agora, de visitar o oculista.

Dentre os mais indicados para a rotina estão:

  • Mapeamento de retina;
  • Exame de fundo de olho;
  • Retinografia simples;
  • Topografia corneana.

Portanto, não deixe de dar uma olhadinha em nossos canais virtuais de vez em quando.

Se você já apresenta alguma questão ocular, lembre-se de diminuir o intervalo entre as visitas ao oftalmologista de um ano para seis meses ou menos, dependendo da recomendação médica.

E, se tiver dúvidas sobre algum procedimento oftalmológico, fale com a gente. O COA está à disposição para sanar suas dúvidas e te oferecer atendimento médico com qualidade e responsabilidade.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Cadastre-se em nossa newsletter