Miopia: regressão e o que fazer para aliviar os sintomas?

15 outubro, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

Mesmo que você não tenha miopia, com certeza conhece alguém que tem. A incidência dela é de cerca de 20 a 30% da população mundial, porcentagem que vem aumentando nos últimos anos.

A miopia é um erro de refração que leva a pessoa a ter dificuldade em enxergar objetos à distância. Ela pode causar problemas em um ou nos dois olhos em crianças e adultos.

Por afetar a visão de longe, a miopia causa dificuldades como ler uma placa de rua ou reconhecer o rosto de uma pessoa. Isso ocorre porque a córnea do míope é mais curva. Assim, ao invés da luz focar na retina, ela é direcionada para a frente, resultando em objetos desfocados quando vistos à distância.

A miopia apresenta outros sintomas?

A miopia é uma condição que pode surgir ainda na infância. Um dos efeitos é a dificuldade da criança no aprendizado, já que ela não consegue enxergar as anotações do quadro. Dessa maneira, além da visão borrada, o míope pode apresentar também os seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça constantes;
  • Fadiga ocular;
  • Lacrimejamento;
  • Apertar muito os olhos para tentar focar um objeto;
  • Piora da visão com o passar dos anos;
  • Uso frequente de lentes corretivas.

Miopia: regressão e alívio dos sintomas

Quando falamos em erros de refração, no geral, eles costumam sofrer leves variações com o passar da idade, tanto para mais, quanto para menos.

Se falamos da miopia, isso pode se relacionar a uma série de fatores, como: estresse e esforço ocular.

Além disso, existem outras condições que podem ajudar na regressão do grau e no alívio dos sintomas que impactam no sistema visual. Para contribuir com isso, você pode:

Reduzir o tempo de uso de telas

Cada vez mais presente na vida das pessoas, celulares, tablets e computadores são apontados entre os principais culpados pelo aumento nos casos de miopia no mundo.

Um estudo publicado pela revista Nature revelou que o ensino em casa durante a pandemia aumentou a taxa de progressão da miopia em crianças. Por isso, o ideal é limitar o uso de aparelhos digitais, intercalando com outras atividades.

Aumentar o tempo em ambientes abertos

Estudos indicam que o tempo passado ao ar livre pode retardar a aparição e possivelmente reduzir a progressão da miopia. De acordo com dados  da Universidade de Cambridge, para cada hora adicional passada ao ar livre, por semana, a chance de desenvolver miopia cai em aproximadamente 2%.

Os pesquisadores observaram também que crianças míopes gastam uma média semanal de 3,7 horas a menos ao ar livre do que aquelas com visão normal ou hipermetropia.

Uso diário de colírio, mediante prescrição médica

Em alguns casos, a aplicação de baixas doses de colírio de atropina é apontada como uma medida eficaz para combater o aumento da miopia. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais. A organização ainda cita um estudo no qual a adoção dessa dosagem reduziu a progressão da miopia em 50% em crianças de 6 a 9 anos.

A possibilidade de redução da miopia é real e comprovado por meio de vários estudos científicos. Contudo, cada caso é um caso. Por isso, se você sofre com ela, não deixe de consultar um oftalmologista. Só um especialista poderá dizer qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Nós do COA estamos à disposição para conversar, tirar dúvidas e fazer os exames necessários para tratar sua miopia. Agende uma consulta com um de nossos especialistas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 1 =

Cadastre-se em nossa newsletter