MITOS E VERDADES SOBRE O GLAUCOMA

25 julho, 2017     Nenhum comentário     tech_4dmin

O glaucoma é uma doença ocular crônica que provoca danos irreparáveis ao nervo óptico, que é o responsável por carregar as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

Vários são os fatores de risco envolvidos no desenvolvimento do glaucoma como idade avançada, raça negra, miopia, parentes com glaucoma, uso de corticoides, apneia do sono, hipotensão arterial, enxaqueca, mas o principal deles é o aumento da pressão ocular.

Como a maioria das pessoas não apresenta sintomas até o começo da perda de visão, a melhor forma de prevenir o glaucoma é através da visita frequente ao médico oftalmologista, que pode descobrir precocemente e evitar a progressão da doença, seja através do uso de colírios, laser ou até mesmo cirurgia nos casos mais extremos.

Conheça alguns mitos e verdades sobre essa enfermidade e não deixe de marcar a sua consulta assim que terminar a leitura.

O glaucoma acontece somente quando a pressão ocular se encontra elevada

Mito. Nem sempre. Na maioria das vezes o glaucoma se deve ao aumento da pressão ocular, que ocorre devido a uma deficiência na drenagem do humor aquoso, líquido produzido e que circula dentro do olho. É fundamental salientar que alguns pacientes, mesmo apresentando pressão ocular elevada, não desenvolvem glaucoma, assim como outros manifestam a doença mesmo com pressão ocular dentro da normalidade.

Antecedentes familiares aumentam a chance do desenvolvimento de glaucoma

Verdade. Estudos diversos comprovam que ter familiares com glaucoma, principalmente parentes de primeiro grau, é um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença. Se você tem histórico na família, melhor procurar o oftalmologista para uma melhor investigação.

Apenas os idosos têm glaucoma

Mito. O glaucoma acomete principalmente indivíduos idosos acima dos 60 anos, mas também pode se manifestar em jovens, crianças e até mesmo recém-nascidos, conhecido como glaucoma congênito. 

O glaucoma deixa o paciente cego

Verdade. Se não for tratada, a doença pode atingir a visão central e levar a pessoa à perda total da visão. Por isso é importante o acompanhamento médico desde o início, principalmente se o paciente já notar uma diminuição progressiva do campo de visão periférico, que é onde o glaucoma começa a manifestar sintomas.

O colírio de controle da pressão ocular deve ser usado para sempre

Verdade. Uma vez diagnosticado o glaucoma, o paciente deve fazer uso diário constante do colírio que baixa a pressão ocular. O medicamento é responsável por controlar a doença e evitar sua progressão. É importante lembrar que o glaucoma não tem cura, mas tem controle.

A operação do glaucoma traz de volta a visão de pacientes cegos

Mito. A cirurgia do glaucoma não reverte as lesões já causadas pela doença, mas controla a pressão ocular para evitar ainda mais a progressão desse mal. A visão que já foi afetada não tem melhoria alguma a partir da cirurgia

Qual a melhor forma de prevenção contra o Glaucoma?

A melhor forma de prevenção contra o glaucoma é visitar o oftalmologista regularmente, para que a doença seja diagnosticada e tratada precocemente. É fundamental que toda a população frequente o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, principalmente aqueles indivíduos com fatores de risco para glaucoma como afro-descendentes, antecedentes de glaucoma na família, idade avançada, míopes, usuários de corticoides e diabéticos.

Tão logo o oftalmologista faça o diagnóstico da doença, a mesma será tratada, seja através do uso de colírios que diminuem a pressão ocular, laser ou cirurgia. O diagnóstico precoce é extremamente importante no sentido de garantir ao paciente com glaucoma uma melhor qualidade de visão e de vida, evitando inclusive lesões futuras no nervo óptico.

Quer se consultar com um especialista em glaucoma e fazer um check-up? Agende sua consulta com um dos médicos do COA.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter