Mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

05 setembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

Cuidar da saúde também inclui dar atenção aos olhos. Muitos dos problemas negligenciados podem evoluir a quadros irreversíveis de cegueira, por exemplo. Com o diagnóstico precoce, isso pode ser evitado muito antes de atingir consequências tão graves.

Vários dos motivos do relapso quanto ao cuidado com a visão se devem a quantidade de mitos sobre os olhos. Entretanto, é preciso manter-se atento à fonte das informações e não se deixar levar por crenças populares, contando sempre com o auxílio médico ao notar um novo problema.

É muito mais fácil combater doenças quando ainda estão em fase inicial, com boas chances de resultados positivos ao tratamento. Isso só é possível ao criarmos o hábito de visitar o oftalmologista com regularidade, cuidando preventivamente dos olhos, assim como fazemos com o restante do corpo.

Para auxiliar nesse processo, a equipe de especialistas do COA desmistificou algumas curiosidades mais populares a respeito dos cuidados com as vistas. Acompanha conosco!

Dormir de lente de contato faz mal – verdade

Sim, dormir sem retirar as lentes de contato faz muito mal à saúde dos olhos e pode trazer sérios problemas à visão. Permanecer de lente durante o sono atrapalha a lubrificação da córnea, reduzindo sua oxigenação. Com baixos índices de oxigênio e lubrificação, os riscos de contração de irritações e doenças, em sua maioria incuráveis, são altamente ampliadas.

A úlcera infecciosa é apenas uma das situações que podem se desenvolvem pelo hábito de adormecer com as lentes. A doença é grave e pode deixar sequelas eternas no paciente, resultando, em muitas vezes, na necessidade de realização de transplante de córneas.

Contudo, existe um tipo específico de lentes que não precisa ser retirada durante o sono e não ocasiona o surgimento de doenças ou irritações. Para ter acesso ao produto, é preciso consultar-se com o médico oftalmologista para análise da viabilidade do uso e receber indicação do material correto.

Olhar diretamente para o sol prejudica a visão – verdade

Quantas vezes ouvimos nossas avós nos corrigindo sobre o hábito de olhar diretamente para o sol, não é mesmo? Apesar de possuir explicações diferentes sobre o assunto, usadas por pessoas mais velhas, olhar para o sol realmente prejudica a visão.

Encarar o sol diretamente, sem proteção alguma, pode ocasionar lesões na córnea, chamadas ceratite, ou da retina, conhecidas por maculopatia solar. Para evitar o problema, quando estiver em praias ou locais em exposição contínua aos raios solares, use óculos escuros com filtro de proteção UVA/UVB.

Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato – mito

De fato, essa já foi uma verdade, mas há bastante tempo deixou de ser. Antigamente, pacientes com astigmatismo não podiam usar lentes de contato, já que o erro refrativo dificulta a visão em qualquer distância, tanto para longe, quanto para perto.

Nesse caso, apenas os óculos podiam ser usados para a correção das vistas, o que mudou com a chegada de novas tecnologias. Agora, é possível criar lentes que se corrijam dificuldades específicas dos olhos.

Ainda assim, o médico oftalmologista é o único capacitado para indicar qual o melhor tipo de corretor da visão, os óculos ou as lentes de contato. Graças aos exames computadorizados, o melhor modelo pode ser indicado levando em consideração caso à caso, sugerindo melhorias desenvolvidas especificamente para a situação do paciente.

Agora que algumas questões foram esclarecidas, você também pode mandar sua dúvida para o Instagram da COA e, por lá, responderemos todas as curiosidades dos pacientes sobre os mitos e verdades da saúde dos olhos. Aguardamos sua visita em nossas redes sociais!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − nove =

Cadastre-se em nossa newsletter