O que é arco senil?

19 dezembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

arco senil

O nosso corpo emite uma série de sinais quando envelhecemos: dores nas articulações, rugas, vista cansada – e, por falar em vista, tem também o arco senil, um anel branco, azulado ou acinzentado que surge em volta da córnea.

Essa é uma condição normal do envelhecimento e afeta metade das pessoas acima de 60 anos, e quase todos os indivíduos com 80 anos ou mais. É possível que adolescentes e adultos que tenham dieta rica em gordura também desenvolvam esse sinal, que nesse caso é denominado arco juvenil ou arco corneano.

Arco senil: por que ocorre essa alteração?

O arco senil, na verdade, é uma alteração causada por um depósito de gordura na periferia da córnea. Ela não afeta a visão e nem oferece algum tipo de desconforto ou dor. No entanto, a condição pode sinalizar outros problemas de saúde, como aumento da taxa de colesterol e síndromes metabólicas.

A principal causa para o surgimento do arco senil é o envelhecimento, que favorece o acúmulo de gordura na região dos olhos. No entanto, algumas outras situações podem contribuir para a formação do anel, como excesso de gordura no sangue, que pode se acumular na córnea, aumento da taxa de colesterol e o aumento dos vasos sanguíneos que ficam mais largos com o decorrer da idade.

Como saber se tenho arco senil?

O arco senil é uma condição ocular e, por isso, somente o oftalmologista pode dar um diagnóstico mais preciso.  Por meio de um exame clínico ou com auxílio de um equipamento, o médico vai analisar a córnea e notar a incidência do anel cinza ou azulado no olho.

Embora esse sinal não cause prejuízos para a visão, é recomendado procurar um especialista para uma avaliação individualizada, já que ele pode estar relacionado ao aumento de colesterol, podendo ser verificada por um simples exame de sangue. Caso isso seja constatado, o tratamento costuma envolver mudança de hábitos, com dieta e exercícios físicos, e medicamentos para controle do colesterol.

Se você quer entender mais sobre o arco senil, procure um médico oftalmologista e tire todas as suas dúvidas. É um problema que, sozinho, não causa risco para a saúde, mas que é bom acompanhar até para o diagnóstico de outras potenciais condições adversas.

O corpo clínico do COA se coloca à disposição para tirar dúvidas, fazer exames e prescrever tratamento, caso seja necessário. Entre em contato com a gente e marque sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dez =

Cadastre-se em nossa newsletter