O que é ceratopigmentação?

17 maio, 2024     Nenhum comentário     tech_4dmin

foto em preto e branco de olho com íris no espectro do arco-íris para ilustrar artigo sobre ceratopigmentação

Viralizou recentemente a notícia de uma brasileira que fez uma cirurgia para mudar de forma definitiva a cor dos olhos de castanhos para azul. O procedimento, feito em uma clínica oftalmológica na Suíça, se chama ceratopigmentação. 

Com ajuda de uma microagulha ou de laser, os médicos aplicam uma pigmentação na córnea para promover a mudança de cor. Funciona de forma parecida com uma tatuagem.

Esse tipo de cirurgia é proibida no Brasil por trazer sérios riscos à saúde dos olhos, inclusive podendo levar à cegueira.

Então, se você já pensou em mudar a cor dos seus olhos, nossa dica é recorrer à velha e boa lente de contato colorida! Mas, mesmo assim, se a curiosidade bater, eis o que você precisa saber sobre esse procedimento de altíssimo risco:

Possibilidades de aplicação da técnica de ceratopigmentação

Também conhecida como maquiagem corneana ou tatuagem ocular, trata-se de um procedimento no qual pigmentos específicos são aplicados na córnea para corrigir imperfeições visuais ou melhorar a estética dos olhos. 

Essa técnica pode ser usada para uma variedade de finalidades, incluindo:

Correção de irregularidades corneanas

Em casos de cicatrizes corneanas, opacidades ou irregularidades na superfície da córnea, a ceratopigmentação pode ser usada para camuflar essas imperfeições, melhorando a qualidade visual e a estética do olho.

Alteração da cor dos olhos 

Assim como a maquiagem pode realçar a cor dos olhos, a ceratopigmentação pode ser usada para alterar a tonalidade dos olhos, como foi o caso que abriu esse artigo.

Camuflagem de anomalias oculares

Em casos de aniridia (ausência total ou parcial da íris) ou outras anomalias oculares, a ceratopigmentação pode ser utilizada para criar a ilusão de uma íris completa, melhorando a estética e a autoestima do paciente.

Como é realizado o procedimento?

O procedimento de ceratopigmentação é realizado por um profissional especializado em oftalmologia estética. Utilizando técnicas avançadas de micropigmentação e pigmentos seguros e biocompatíveis, o especialista aplica cuidadosamente os pigmentos na córnea, garantindo resultados naturais e duradouros.

Antes do procedimento, o paciente passa por uma consulta detalhada para discutir suas necessidades e expectativas, bem como para avaliar a saúde ocular e determinar a melhor abordagem para o procedimento.

Ainda que a ceratopigmentação seja uma ferramenta que pode transformar a visão e a autoestima de indivíduos que enfrentam desafios visuais ou buscam melhorar a estética ocular, não se justifica o risco apenas pelo motivo estético.

Converse sempre com seu oftalmologista para tomar decisões críticas e adequadas à saúde dos olhos.

O corpo clínico do COA está à disposição para te auxiliar. Entre em contato e agende sua consulta.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Cadastre-se em nossa newsletter