O que é emergência oftalmológica?

18 abril, 2021     Nenhum comentário     tech_4dmin

Nossos olhos são órgãos compostos por estruturas complexas, que nos avisam quando alguma coisa não vai muito bem. A região é altamente vascularizada e contém mecanismos importantes para a saúde, necessitando de maior observação nas doenças e em caso de emergência oftalmológica.

Mesmo assim, tem gente que não dá a devida atenção aos sinais de alerta, o que pode desencadear uma série de problemas oculares. Em certos casos, a demora no atendimento pode levar o paciente a ter prejuízos na qualidade da visão. Casos muito graves podem incluir até a cegueira como resultado final.

Quando devo procurar a emergência oftalmológica?

As consultas oftalmológicas podem ser realizadas periodicamente. O indicado em históricos normais de saúde ocular é que o paciente faça um check-up anual, de rotina. Já a emergência oftalmológica é indicada quando algum problema ou acidente ocorre e não há tempo para agendamentos de consultas, pois a situação pode ser urgente.

Confira alguns dos sintomas que indicam que é hora de procurar um atendimento oftalmológico de urgência:

Olhos com vermelhidão intensa

Olhos ardendo e um pouco irritados pode ser normal; às vezes, o próprio tempo seco pode ocasionar esse sintoma. O problema é quando a vermelhidão é intensa e mais parece que estourou uma bolsinha de sangue nos olhos.

Nesse caso, é possível que seja um quadro de hemorragia ocular ou dilatação dos vasos. A importância da ajuda médica nesse momento é fundamental para que não haja consequências graves.

Alterações repentinas na visão

Pode acontecer que, de uma hora para outra, sua visão tenha alterações um pouco estranhas, como a sensação de enxergar tudo embaçado, objetos turvos, com sombra e sensibilidade à luz. Sintomas como esses não são normais, então procure uma emergência oftalmológica o mais rápido possível.

Perda súbita da visão

Se você passa bem, está com seus exames em dia e não tem nenhum tipo de sintoma, como dor de cabeça, por exemplo, mas de uma hora para outra perdeu a visão, corre para a emergência porque pode ser grave.

Deixar de enxergar repentinamente não é nada normal e, também, não é algo que possamos esperar passar naturalmente. O sintoma pode ser reflexo de uma hemorragia, descolamento de retina, oclusão venosa ou arterial.

Todos os casos necessitam de intervenção rápida.

Dor ocular

Dores não são nada agradáveis, ainda mais nos olhos, mas preste atenção na intensidade – e se ela vem acompanhada de visão turva e vômitos. Isso pode ser sinal de glaucoma, lesão no nervo óptico que pode provocar cegueira. Procure a emergência imediatamente.

Trauma ocular

Os traumas oculares podem acontecer. Infelizmente, qualquer pessoa pode cair ou sofrer um acidente, causando impacto no globo ocular. Os traumas podem ocorrer também com objetos perfurantes ou produtos químicos.

O mais importante nesses casos é não aplicar nenhuma solução caseira para tentar resolver o problema. Vá a uma clínica de emergência para fazer o tratamento de forma correta.

 

Nós aqui do COA estamos à disposição para atender você e sua família em caso de emergência oftalmológica. A clínica conta com equipamentos modernos para exames e cirurgias. Entre aqui e veja como chegar ao COA em caso de necessidade.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter