O que é Plástica Ocular?

01 julho, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

Ninguém está livre da ação da força da gravidade na pele.

Com o passar do tempo, ela vai perdendo a elasticidade, naturalmente. Sem contar os fatores externos como radiação solar, cigarro, poluição e vento, que contribuem para o envelhecimento facial e, também, para o surgimento de algumas alterações nas pálpebras.

Quantas pessoas que conhecemos se queixam do evidente excesso de pele ou da cruel bolsa de gordura ao redor dos olhos? É difícil se conformar com essa situação que, além de prejudicar a visão, ainda deixa o semblante pesado e envelhecido.

A estética é uma das ocorrências que a plástica ocular trata e corrige. Além dela, são comuns intervenções devido a cânceres de pele e manifestações de doenças como lúpus, herpes, hanseníase e problemas relacionados à tireoide.

Explicando a plástica ocular

 

A cirurgia de plástica ocular é uma especialidade da oftalmologia que cuida das pálpebras e dos tecidos em volta dos olhos, como glândulas, cílios e o sistema de drenagem das lágrimas. Vale destacar a importância desse tratamento, já que as pálpebras são uma das principais estruturas responsáveis pela proteção dos olhos.

Isso quer dizer que o diagnóstico e os recursos terapêuticos adequados vão permitir a melhora da saúde visual. Os avanços no desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas e terapias complementares têm tornado os procedimentos cada vez menos invasivos, ajudando a minimizar os danos cirúrgicos e melhorando a recuperação no pós-operatório.

É formidável saber que boa parte das enfermidades oculares podem ser resolvidas, ou pelo menos amenizadas, através de pequenas cirurgias com anestesia local, sem a necessidade de internação hospitalar e pós-operatório. Praticamente indolor, sem grandes restrições e com cicatrizes mínimas. Isso não é o máximo?

Além da cirurgia reparadora, para tratamento de doenças, a plástica ocular pode melhorar a estética palpebral com a Blefaroplastia. Esta cirurgia também é feita com anestesia local e sem necessidade de internação.

A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras, tanto na inferior quanto na superior, ou a correção de ambas.

Com o envelhecimento, a pele das pálpebras tende à flacidez e os músculos ao redor dos olhos perdem seu tônus, ficando mais caídos.

Mas engana-se que pensa que a causa disso é somente o envelhecimento: o processo pode ser acelerado devido à perda considerável de peso, excesso de exposição ao sol, alterações oftalmológicas ou, ainda, alterações sistêmicas como cardiopatias e tireoideopatias.

O pós-cirúrgico é descomplicado e relativamente tranquilo. Os pontos são retirados no quarto ou quinto dia do pós-operatório e as cicatrizes tendem a ficar praticamente invisíveis com o passar do tempo.

É claro que o desaparecimento do inchaço ao redor dos olhos vai variar de um paciente para outro. Em alguns casos, a recuperação total pode demorar até quinze dias. O resultado esperado, após a Blefaroplastia, é um olhar rejuvenescido, mais leve, descansado, sem alteração da fisionomia.

Quem faz cirurgia plástica ocular?

É preciso considerar que o oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular é o mais indicado para a realização desse procedimento, pois busca preservar a simetria dos olhos e sua funcionalidade, melhorando desta forma a visão do paciente.

E, embora alguns possam pensar o contrário, plástica ocular não é frescura, mas uma necessidade de muitas pessoas. Vale ressaltar que a medicina trabalha a favor de todos que precisam dela – por isso, considere usufruir os benefícios que ela proporciona para ter uma vida com mais qualidade.

O Centro de Oftalmologia Avançada dispõe de especialistas em cirurgia plástica ocular prontos para lhe atender, tirar suas dúvidas e explicar melhor as condições desse procedimento no seu caso. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Cadastre-se em nossa newsletter