Alergia no olho: o que fazer?

30 maio, 2023     Nenhum comentário     tech_4dmin

Entenda o que fazer para alergia no olho e quais são os cuidados para prevenir, já que a condição pode estar relacionada a diferentes doenças oftalmológicas.

Quem nunca sofreu com alergia nos olhos que conte: você sabe o que fazer nesses casos, para além do equivocado e prejudicial ato de coçar?

Seja de maneira frequente ou pontual, além do incômodo característico na região, a alergia ocular pode afetar nossa visão.

Um dos maiores problemas é o fato de que toda alergia provoca coceira, levando o paciente a esfregar os olhos, o que pode ocasionar em deformação da córnea ou descolamento da retina.

O tema é tão relevante para a saúde humana, que foi instituído o dia 07 de maio como Dia Nacional de Prevenção à Alergia, como uma forma de conscientizar a população sobre os riscos de contrair doenças.

Principalmente no outono, em que as temperaturas começam a cair, os ventos aumentam e o clima fica mais seco, os olhos ficam mais expostos à poeira e poluição.

Como se caracteriza a alergia ocular?

A alergia ocular é uma condição que pode afligir pessoas de todas as idades, e que atinge principalmente aqueles que já possuem rinite, asma ou alergias de pele.

Existem também aqueles pacientes com predisposição no organismo para desenvolver reações alérgicas a algum tipo de medicamento ou no contato direto com poeira, mofo, pólen ou pelo de animais.

Outras formas de provocar essa condição são, por exemplo, o contato das mãos sujas nos olhos, que contaminam a região, a picada de insetos e a automedicação.

Até mesmo substâncias aparentemente inofensivas, como maquiagens, produtos de limpeza ou procedimentos estéticos, podem desencadear a alergia em algumas pessoas.

Isso acontece porque a reação alérgica é uma resposta do sistema imunológico do indivíduo à alguma substância, o que pode deixar algumas pessoas com certa hipersensibilidade.

É também por essa razão que nem todas as pessoas vão reagir da mesma maneira, por exemplo, diante do contato ou exposição à mesma substância.

No geral, quem desenvolve alergias nos olhos costuma apresentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Lacrimejamento;
  • Sensibilidade à luz;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Ardência;
  • Embaçamento.

Os sintomas da alergia ocular são semelhantes aos de outras condições oculares, como conjuntivite e olho seco, por exemplo.

Portanto, é importante consultar um oftalmologista para obter um diagnóstico preciso e também um tratamento adequado e eficaz.

Como tratar alergia ocular

Se você for acometido por alguma alergia ocular, o recomendado é se consultar com um oftalmologista o mais rápido possível, já que ele poderá prescrever o colírio mais adequado para o seu caso.

Inclusive, o médico oftalmologista também estará atento e saberá respeitar outras condições pré-existentes no paciente, como a diabetes, o glaucoma e a catarata.

Apesar disso, existem algumas recomendações que podem ser seguidas e que contribuem para a prevenção e para amenizar os sintomas, confira:

Manter o ambiente limpo e arejado

Alguns hábitos simples contribuem no controle da alergia e na redução dos sintomas, como:

  • Trocar roupas de cama com frequência;
  • Lavar cortinas com frequência;
  • Evitar o uso de tapetes e, em caso de uso, limpar com frequência;
  • Evitar o uso de almofadas, bichos de pelúcia e objetos que ajudam a acumular poeira, ou realizar limpeza com frequência.

Lavar os olhos com soro fisiológico

Lavar os olhos com soro fisiológico em momentos de crise alérgica ajuda a eliminar as partículas de poeira que desencadearam o problema. Além disso, a solução também ajuda a aliviar os sintomas alérgicos.

Você pode colocar um pouco da solução em um pedaço de algodão e aplicar diretamente nos olhos.

Compressa de água fria

As compressas de água fria também são uma ótima alternativa para quem sofre de alergia ocular. Essa solução atua no alívio dos sintomas, reduzindo a coceira, ardência e a queimação na região ocular.

Caso você tenha alguma crise alérgica que impacte diretamente nos olhos, não perca tempo e procure os profissionais do COA.

Você será examinado e orientado quanto aos melhores procedimentos para se fazer em casa. E, conforme a necessidade, receberá a prescrição médica para a aplicação no local e até mesmo oral.

Entre em contato conosco e marque sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 1 =

Cadastre-se em nossa newsletter