Razões para não deixar os óculos dentro do carro

19 novembro, 2020     Nenhum comentário     tech_4dmin

óculos de sol

Você é do time das pessoas que deixam os óculos dentro do carro? Cuidado! Óculos são itens essenciais para muitas pessoas, tanto para aquelas que necessitam de correção quanto para as que usam o acessório por escolha, como é o caso dos óculos de sol.

Quando compramos óculos, temos muito cuidado com a peça nova. Mas, à medida que o tempo passa, vamos relaxando e deixando-o em qualquer lugar. Isso é ruim, já que os riscos de deformidade na armação e nas lentes podem ser grandes.

Se você dirige com frequência, vai entender: para muitos motoristas, seu carro é sua segunda casa. Lá a gente encontra um pouco de tudo…inclusive os óculos, sejam de grau ou de sol, guardados em algum cantinho.

É comum ver o item no banco, no porta luvas, no console, próximo ao para-brisa… mas esse hábito pode prejudicar – e muito! – a vida sua vida útil.

O que acontece com os óculos dentro do carro?

Todo mundo sabe que óculos não é o acessório mais barato do dia-a-dia. Esse já seria um bom motivo para se tomar todos os cuidados, somado a ele ser extremamente necessário para quem o usa com regularidade.

Por isso, deixá-lo dentro do carro não é a melhor maneira de lhe garantir sobrevida. Isso porque tal costume danifica alguns tratamentos aplicados às lentes, que são sensíveis a temperaturas elevadas, além de deformar e desbotar a armação.

Acontece que esquecer os óculos dentro do veículo é muito perigoso, uma vez que eles funcionam como lupa – e transformam os raios solares em incineradores, concentrando a luz do sol e um só ponto e podendo, até, causar incêndio.

Além da perda do carro e de outros bens materiais que estiverem por perto, esse hábito pode, também, afetar a sua visão.

Sabe aqueles recursos aplicados à lentes, como antirreflexo, antiUV e coloração? Pois é, eles são termossensíveis. Isso significa que, quando expostos a temperaturas elevadas, como a de um carro fechado, as lentes podem ser danificadas e perder sua função.

Ou seja, todo o trabalho que você teve para ir ao médico, fazer exames e ir a ótica escolher óculos pode ser desperdiçado, visto que os aspectos citados tornam as correções inúteis, inclusive em relação à proteção contra radiação solar.

O mais recomendado é, sempre que possível, armazenar os óculos em um estojo próprio, ainda que esteja dentro do carro. Quanto mais cuidado você tiver com a peça, mais tempo ela vai durar, mantendo a qualidade do grau e, consequentemente, da sua visão.

E por falar em cuidados…

… o que pode ser feito para que os óculos mantenham uma boa conservação?

A utilização de óculos está, na maioria das vezes, ligada à questão de saúde dos olhos.  Então, quanto mais conservado ele estiver, menor vai ser a interferência na sua visão. Imagine usar uma armação mal alinhada e com lentes arranhadas, por exemplo. Isso, com certeza, é um impedimento para que a pessoa enxergue melhor.

Por isso, para minimizar riscos de deterioração do objeto, fizemos uma listinha com algumas dicas:

  • Evite segurar os óculos pelas lentes. Dê preferência por pegar com as duas mãos pela armação;
  • Limpe sempre com água e detergente neutro. Seque com um tecido limpo e macio;
  • Não utilize a roupa do corpo para limpar as lentes, pois podem causar fissuras que prejudicam os óculos ao longo do tempo;
  • Evite amparar os óculos no topo da cabeça, para não deformar a armação;
  • Quando não estiver usando, guarde-o no estojo.

Manter a conservação dos óculos é importante para que sua vida útil seja bem duradoura. Por isso, a nossa última dica é evitar mantê-lo em locais quentes por muito tempo, seja dentro do carro, no sol ou na sauna. Como já dissemos, as altas temperaturas deformam as hastes e prejudicam a película que encobre a lente.

 

Tem mais dúvidas sobre a conservação do seu acessório? Estamos à disposição para sanar dúvidas em relação aos cuidados com óculos e lentes de contato. Se quiser, entre em contato com a gente e marque uma consulta. Talvez esteja na hora de visitar o oftalmologista e fazer a revisão de grau!

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter