Óculos que filtra luz azul funciona?

29 outubro, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

O uso constante de aparelhos eletrônicos vem causando inúmeros desconfortos visuais. Isso acontece porque a chamada luz azul, oriunda desses equipamentos, pode provocar ressecamento e irritação nos olhos.

Nós sabemos que a utilização de celular, computador, tablet e televisão é inevitável em um mundo totalmente digital. Por isso, para amenizar seu impacto, foi desenvolvida uma lente que filtra a luz.

Mas… será que os óculos que filtra luz azul realmente funciona?

Entenda o que é a luz azul dos equipamentos eletrônicos

A luz azul ou radiação visível está presente no sol, mas, também, nas lâmpadas fluorescentes e nos aparelhos eletrônicos que são responsáveis pela claridade.

Como tem comprimento de onda curto (380-500 nm) e muita energia, é conhecida também pelo nome high-energy visible light ou HEV.

A alta exposição e a proximidade das fontes artificiais de luz com os olhos têm se tornado motivo de preocupação para os especialistas. Isso porque o olho não consegue bloquear a luz azul e quase 100% dela chega até a nossa retina.

As consequências da alta exposição a esse tipo de luz afetam diretamente a saúde ocular. Em consequência, isso aumenta o risco de ressecamento e cansaço visual.

Alguns estudos indicam, inclusive, que o contato com lâmpadas de LED podem causar danos nas células fotorreceptoras da retina.

Além disso, pesquisas apontam que a luz azul transforma moléculas vitais em uma versão tóxica, capaz de deteriorar mais rápido o processo de envelhecimento natural dos olhos. Isso pode provocar o desenvolvimento de degeneração macular e catarata.

Como a lente pode ajudar a filtrar a luz azul?

Como já foi dito, o olho não consegue filtrar a luz azul, sendo necessário o apoio  de uma lente especial para bloquear total ou parte dessa luz artificial.

Uma das formas encontradas para proteger os olhos é a utilização de uma lente com filtro azul.

De maneira geral, alguns óculos já possuem essa característica, podendo ser com ou sem grau. Eles funcionam como bloqueadores de luz artificial, o que protege os olhos das emissões vindas das lâmpadas de led e das telas dos aparelhos digitais.

Essa tecnologia ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço visual, proporcionando mais conforto. Além disso promete melhorar, inclusive, o ciclo do sono.

Isso porque o revestimento especial nas lentes garante que os raios indesejados não penetrem no olho, não interferindo na produção de melatonina. Ela é liberada pelo nosso organismo no início da noite, com a diminuição da iluminação natural. Dessa forma, ajuda a promover o início do sono.

Como nosso organismo não consegue entender que a luz azul é artificial, ela acaba interferindo nessa produção natural de melatonina, o que, consequentemente, afeta nosso ciclo do sono.

É por essa razão que não se recomenda o uso de aparelhos digitais antes de dormir, já que eles prejudicam o processo natural do sono.

Mas então, o óculos que filtra luz azul funciona?

Existem muitas opiniões acerca desse assunto na internet, mas o fato é que não se pode generalizar. Afinal, a eficácia das lentes de luz azul depende da necessidade de cada paciente e da qualidade do item.

Isso quer dizer que o indivíduo não deve simplesmente entrar em uma ótica e solicitar um óculos com essa tecnologia.

Afinal, ela funciona, mas não para todo mundo. Nesse sentido, é preciso uma avaliação pelo oftalmologista, já que o filtro azul é mais indicado para pessoas com erro refracional.

De maneira geral, a lente que filtra luz azul traz alguns benefícios para quem a usa, como:

  • aumento do conforto para quem trabalha na frente do computador;
  • melhora do sono;
  • prevenção de doenças a longo prazo, como a DMRI;
  • proteção UV, atuando contra os raios ultravioletas.

Quer saber mais sobre esse assunto e verificar a possibilidade de uso de uma lente que filtra a luz azul? Entre em contato com o COA e agende sua consulta! Nossos especialistas vão te orientar, realizar exames pertinentes e prescrever o tratamento mais adequado, conforme sua necessidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 14 =

Cadastre-se em nossa newsletter