Olho seco: como combater o problema

30 junho, 2021     Nenhum comentário     TWM

Você já teve a sensação de estar com o olho seco? O problema incomoda muita gente, mas com o tratamento certo, é possível manter a qualidade de vida.

Os olhos secos podem ser causados por agentes ocasionais, como o ar condicionado, poluição, vento e principalmente pelo uso de telas. 

Por isso, o melhor a se fazer ao lidar com o olho seco é buscar um médico oftalmologista de sua confiança, que avaliará caso a caso e recomendará o melhor tratamento. 

O que é olho seco?

O olho seco é quando não há lágrimas em quantidade ou qualidade o suficiente para manter os olhos lubrificados. Além disso, a evaporação precoce da lágrima na superfície ocular também contribui para o olho seco. 

O problema pode afetar apenas um olho (unilateral) ou os dois olhos (bilateral). Na maioria dos casos, porém, a queixa é em relação aos dois olhos.

O sintoma pode não ser causado por nenhuma doença ocular. Em alguns casos, o excesso de poluição, exposição solar e ar condicionado podem ser o suficiente para causar a secura nos olhos.

Outro fator que pode contribuir para o surgimento do olho seco é a utilização frequente de dispositivos tecnológicos como computadores e televisão. 

Permanecer de frente para a tela por longos períodos de tempo afeta a quantidade de piscadas por minuto, e, consequentemente, diminui a lubrificação ocular.

Síndrome do Olho Seco

Os olhos secos também podem ser causados por uma doença denominada Síndrome do Olho Seco. Nessa síndrome, não há produção de lágrimas em número suficiente ou em qualidade adequada para hidratar os olhos.

As lágrimas são essenciais para proteger a superfície ocular de infecções e agentes patológicos. Compostas por vitaminas, minerais e lipídios, elas são responsáveis por hidratar, alimentar e lubrificar a córnea ocular. 

Em qualidade inferior ou em pouca quantidade, as lágrimas não conseguem lubrificar os olhos da maneira que deveriam, resultando no olho seco.

Essa síndrome não tem cura, mas com o tratamento adequado, é possível manter o olho seco sob controle e proporcionar ao paciente uma vida normal. 

Quais são as causas da Síndrome do Olho Seco?

Além dos fatores externos já citados, alguns outros podem ser apontados como responsáveis pelo surgimento da Síndrome do Olho Seco. 

Idade, menopausa, uso de medicamentos diuréticos, anti-histamínicos, benzodiazepinas, antidepressivos e analgésicos também podem contribuir para o problema. 

Quais são os sintomas do olho seco?

Os principais sintomas do olho seco são:

  • vermelhidão;
  • ardência;
  • produção excessiva de lágrimas;
  • irritação do olho;
  • desconforto com lentes de contato.

Outros sintomas também podem surgir, como visão embaçada e dor nos olhos. Esse conjunto de sintomas pode causar bastante desconforto ao paciente.

Como tratar o olho seco?

O tratamento pode ser feito por meio de colírios aplicados diversas vezes ao dia, que funcionarão como lágrimas artificiais. 

Em alguns casos, apenas o colírio não será o suficiente para o tratamento. O oftalmologista pode prescrever medicamentos como antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos. 

O tratamento inclui também diminuição do uso de dispositivos como computador, celulares e televisão, ou incentivando o paciente a fazer interrupções durante o uso dessas tecnologias. 

Isso contribui para a formação de lágrimas no canal ocular e para a permanência dela por mais tempo na superfície ocular.

É muito importante que o paciente que possui sintomas evite se automedicar. A adoção de colírios sem recomendação médica pode piorar o problema, complicando ainda mais a condição do paciente.

Por isso, o melhor é mesmo procurar um médico oftalmologista capacitado para te atender. Aqui no COA, Centro de Oftalmologia Avançada, nossos profissionais são especialistas e referência na área. 

Também estamos prontos para realizar todos os tipos de exames com tecnologia de ponta. Nossa infraestrutura está preparada para te receber. A prioridade é sua saúde. 

Além de consultas particulares, atendemos também pelos principais convênios de Minas Gerais, para que você possa ser atendido com mais tranquilidade e praticidade. Confira a lista de convênios!

Quer tratar o olho seco? Marque um horário aqui! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 14 =

Cadastre-se em nossa newsletter