Os perigos dos óculos falsificados

08 abril, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Mais que um acessório bonito, os óculos de sol exercem uma função importante: a proteção diária dos danos causados pela exposição ao sol. Seja na praia, nos grandes centros urbanos ou no campo, seu uso vai além de um adorno, podendo ser usufruído por qualquer pessoa. São muitos os modelos, marcas, formatos e estilos; porém, ao escolher o seu preferido, é importante atentar-se à qualidade do produto.

Para controlar a entrada de luminosidade nos olhos, a pupila, num movimento natural, se contrai toda vez que é exposta à claridade. Ao usar óculos escuros, ela se dilata para absorver mais luz, e é aí que pode morar o perigo: muitas pessoas compram óculos falsificados, que não têm a barreira de proteção contra os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol.

Uma lente falsa não bloqueia os raios UV e a exposição excessiva pode provocar doenças como queimadura de retina, tumores de pálpebra (que podem progredir para um câncer de pele) e conjuntiva, pterígio, surgimento de catarata e degeneração macular. O uso constante de óculos falsificados pode causar, também, cansaço e desconforto na visão e dores de cabeça.

Para os especialistas, não usar óculos de sol é menos prejudicial que usar um falso, uma vez que o produto pirateado vai deixar os olhos mais exposto ao retirar a proteção natural do órgão.

Ao adquirir óculos escuros, procure seguir as recomendações do médico. Peça a ele indicação de marcas e óticas de sua confiança. Verifique se o produto tem a certificação do Inmetro e, caso ainda tenha dúvida, peça ao vendedor que faça um teste que mede a proteção contra os raios UV.

Comprar óculos de sol falsificados por causa do preço pode custar caro à saúde, uma vez que os danos causados aos olhos podem ser muito maiores que o prejuízo econômico.

Tem alguma dúvida específica sobre a utilização de óculos de sol, com grau ou sem? Deixe sua pergunta nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Cadastre-se em nossa newsletter