Por que os olhos das pessoas têm cores diferentes?

26 setembro, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

A expressão dos olhos diz muito sobre uma pessoa: se ela está triste, alegre, preocupada, ansiosa, perdida em seus pensamentos…

O olho é responsável pela captação das mais belas imagens ao nosso redor. Com ele, distinguimos cores, pessoas, luzes, formas e muitas outras possibilidades de percepção do mundo.

Já parou para pensar que isso acontece com todas as pessoas, independente da cor do olho? Esse é um assunto que desperta bastante interesse, principalmente porque a tonalidade chama a atenção, além de ser uma característica valorizada em muitas culturas.

Há quem diga que os olhos verdes e azuis são mais sensíveis à luz, mas essa informação é considerada mito, visto que pessoas com olhos escuros podem ter essa mesma sensibilidade.

Se a tonalidade não altera o modo de ver, por que os olhos das pessoas têm cores diferentes?

As cores dos olhos

Qual é a cor dos seus olhos?

No Brasil, a maioria responderá que tem olho “castanho”. Contudo, mesmo sendo minoria, os diversos tons de verdes e azuis são evidenciados, sendo raro alguém não achá-los realmente bonitos.

Existe uma explicação para olhos escuros e claros, cujo segredo está na íris. Ela possui melanina, pigmento responsável por determinar a cor dos olhos. Quanto maior o acúmulo dessa substância, mais escura é sua coloração.

A cor dos é olhos é uma característica genética por definição. Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris. As pessoas com olhos azuis não apresentam melanina na parte anterior da íris, mas em regiões mais profundas. Os genes responsáveis pela distribuição dessa substância permitem o depósito de proteína em determinados locais, determinando, assim, a cor dos olhos.

Muitas crianças nascem, mas não permanecem, com os olhos azuis. O fenômeno acontece porque a melanina, geralmente, não está presente ao nascimento e passa a ser produzida ao longo do tempo. É por isso que alguns bebês escurecem os olhos durante os três primeiros meses de vida.

O material genético dos pais vai influenciar na cor dos olhos das crianças, dependendo dos genes que transmitem aos filhos. Os genitores possuem dois pares de genes em cada cromossomo, aumentando a possibilidade de a criança nascer com determinada cor de íris – o que não impede os filhos de terem olhos de cores diferentes dos pais.

Mas, se ambos os progenitores têm olhos cor de jabuticaba, a probabilidade é que os pequenos tenham esse tom. De acordo com a ciência, os mais escuros tendem a dominar.

Heterocromia – um olho de cada cor

Heterocromia é uma anomalia genética ou adquirida rara em que a íris de um olho fica com a cor diferente do outro. Esse fenômeno é mais comum em cães e gatos, mas há ocorrências em seres humanos.

A disfunção é causada por falta ou excesso de melanina. Em muitos dos casos, a coloração distinta nos olhos é quase imperceptível e costuma ser benigna.

Na maioria das situações, a causa é hereditária e não está associada a outros problemas de saúde, mas pode ser consequência de outras doenças, como a Síndrome de Horner ou a chamada Heterocromia de Fuchs. A Síndrome de Horner decorre de uma lesão que afeta os nervos dos olhos, rosto e pescoço, que pode ser sido causada no nascimento ou no útero da mãe. O olho afetado apresenta algumas alterações, como pupila menor e a íris mais clara.

A heterocromia também pode ser adquirida, ou seja, outras causas podem levar à alteração da melanina dos olhos após o nascimento: traumas, sangramento ocular, lesão ou cirurgia nos olhos, presença de corpo estranho, diabetes mellitus, glaucoma e alguns medicamentos utilizados em seu tratamento, entre outros.

A anomalia, quando genética, não possui prevenção ou tratamento. No entanto, quando adquirida e associada a outras doenças, além do excesso de medicamentos, ela poderá regredir ou não– dependendo da causa.

Vale lembrar que a cor dos olhos não traz qualquer tipo de desconforto. Porém, caso haja traumas ou mudanças repentinas na tonalidade, o oftalmologista deve ser procurado.

A equipe médica do COA está à disposição para atender você e sua família. Entre em contato e marque sua consulta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter