Principais sintomas de doenças oculares

01 abril, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Há uma frase atribuída ao artista Leonardo Da Vinci que diz que “os olhos são a janela da alma”. Mais que isso, é através dos olhos que enxergamos e conhecemos o mundo. Seu funcionamento é semelhante ao de uma câmera fotográfica e ambos precisam da luz para captar uma imagem externa. É também através dos olhos que doenças podem ser identificadas.

Uma visita ao oftalmologista pode ser o caminho para o diagnóstico de doenças que não tem relação com os olhos. Muitas delas provocam consequências no sistema visual e podem ser o primeiro indício de problemas crônicos e sistêmicos. Doenças como sífilis, lúpus, tuberculose e esclerose múltipla são alguns exemplos de doenças que causam sintomas oculares.

Através do exame de fundo de olho muitas pessoas descobrem doenças silenciosas, como diabetes e hipertensão. Nestes casos, o exame é feito para acompanhamento clínico, uma vez que a doença já está avançada. Outras doenças também podem ser vistas pelos olhos, como linfoma, leucemia, AIDS e toxoplasmose, entre outras.

A hipoglicemia pode ser a causadora de movimentos involuntários nos olhos, acompanhada de sudorese, visão embaçada e convulsões, além de indícios de diabetes, mas eles também podem estar ligados a problemas no fígado, rins e pâncreas. A resposta para esse sintoma pode ser encontrada em exames complementares para ajudar no diagnóstico.

Manchas nos olhos podem indicar câncer de pele. Quem já fez o tratamento contra esse tipo de câncer ou tem alguém na família que passou por esse processo deve ficar atento às pintinhas dentro dos olhos. O oftalmologista, num exame de rotina, deve avaliar a forma e a cor dos olhos.

Um aneurisma cerebral pode passar despercebido por alguns exames clínicos – mas, em um exame oftalmológico, em conjunto com o relato do paciente, ser identificado. Sintomas como visão embaçada, perda de visão, dores nos olhos e de cabeça, juntamente com pálpebras caídas, podem estar relacionadas ao aneurisma.

Outra doença que pode ser identificada numa visita ao seu oftalmologista é a miastenia grave, distúrbio muscular caracterizado por fraqueza e fadiga de alguns músculos. Manifestações oculares são comuns em muitas pessoas acometidas pela doença. A ptose palpebral (pálpebras mais baixas que o normal) e oftalmoplegia (enfraquecimento do globo ocular) são comuns.

A visita ao oftalmologista é rotina para os que têm anemia falciforme, doença degenerativa e hereditária causada por uma mutação genética que causa deformidade nos glóbulos vermelhos. Ela pode causar complicações relacionadas à neovascularização da retina (glaucoma neovascular, hemorragia vítrea), isquemia retiniana e obstrução de artérias e/ou veias.

Uma consulta anual ao oftalmologista, junto com exames de rotina, pode identificar doenças não relacionadas ao olho e salvar vidas. Por isso, é importante ficar atento às mudanças do corpo e procurar um especialista para um diagnóstico precoce.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter