Relação entre visão e direção segura

25 agosto, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

visão e direção segura

Talvez você ainda não saiba, mas cerca de 90% das informações sensoriais enviadas ao cérebro na hora de dirigir vêm da visão! Estamos falando do sentido mais importante para se conduzir um veículo. 

Dados do Vision Impact Institute, ONG dedicada a promover pesquisas sobre questões relacionadas à visão, mostram que 59% dos acidentes de trânsito no mundo estão associados à falta de correção visual.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito e mais de 50 milhões ficam gravemente feridas a cada ano. Diante disso, é possível afirmar que uma direção segura começa  com a qualidade da visão, sentido importante que – literalmente – te conduz a importantes tomadas de decisão no trânsito.

Doenças oftalmológicas e problemas de refração podem diminuir a acuidade ou o campo visual do motorista, alterando seus reflexos e comprometendo sua habilidade motora. Além disso, o uso de lentes com grau defasado é um dos fatores que contribuem para os acidentes de trânsito.

Ações que podem aumentar a segurança no trânsito

Como vimos, milhões de pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito, um número bastante expressivo quando se trata de perda de vidas humanas. Embora as causas sejam diversas, a conscientização para uma direção segura é mais voltada para a ingestão de álcool – se beber não dirija -,  o que é extremamente positivo.

Contudo, outros fatores podem ocasionar acidentes no trânsito, como é o caso dos problemas oculares.

A maior parte da nossa integração com o meio ambiente se dá por meio da visão. Por isso, qualquer mudança nesse sentido pode fazer toda a diferença para quem está dirigindo.

Um dos principais problemas na relação entre visão e direção está no fato que  a maioria dos brasileiros não faz check-up ocular com regularidade, indo ao médico apenas no período de renovação da CNH.

O fato é que, com o passar do tempo, a visão vai perdendo a acuidade, principalmente após os 40 anos. Nesse período, a vista começa a ficar embaçada e ocorre uma maior dificuldade para  enxergar objetos  de perto.

Diante disso, veja algumas orientações com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito:

  • Fique atento a alguns sinais que possam surgir, como dores de cabeça frequentes, sensibilidade à luz, dificuldade em ler placas durante o percurso, apertar os olhos para ler;
  • Evite bebida alcoólica: além de alterar o reflexo durante a direção, o álcool produz resíduos tóxicos que favorecem o envelhecimento precoce das células oculares;
  • Óculos escuros com proteção UV devem ser utilizados sempre, pois eles impedem a incidência dos raios nos olhos, ajudando a evitar a catarata precoce e o desenvolvimento de doenças degenerativas na retina;
  • Colírio lubrificante é indispensável para quem tem olhos secos;
  • Óculos de grau são recomendados para pacientes com refração. Uma vez ao ano o paciente deve passar por uma avaliação, para checar a necessidade  de ajuste do grau;
  • Realizar consultas oftalmológicas pelo menos uma vez ao ano.

Quer estar com sua visão em dia para dirigir em segurança? No Centro Oftalmológico Avançado você encontra profissionais qualificados para te atender.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + nove =

Cadastre-se em nossa newsletter