Será que sou Míope?

06 dezembro, 2017     Nenhum comentário     tech_4dmin

A maioria esmagadora das consultas ao oftalmologista vem de pessoas que não estão enxergando muito bem e querem saber se estão míopes.

A miopia é uma doença mais incômoda do que grave, e se caracteriza, principalmente, pela dificuldade para enxergar de longe, enquanto a visão de perto está perfeita.

Foto: Dmitry Ratushny (www.unsplash.com)

Então, se você está com dificuldades de enxergar o número da linha de ônibus antes que ele chegue bem perto do ponto, pode agendar sua consulta com um dos médicos do COA porque a chance de você ter entrado para o time dos míopes é bem grande.

Outros sinais de miopia

 

Por incrível que pareça, não é apenas a falta de foco ao olhar para longe que pode indicar miopia. Outros sintomas, brandos ou incômodos, podem sugerir que seus olhos não estão conseguindo enxergar direito. E, nesse caso, quanto mais você forçar a vista, mais sentirá desconforto e, até mesmo, dores de cabeça.

A boa notícia? Tudo isso pode ser resolvido com o uso de óculos com lentes corretoras. Quem vai lhe indicar o grau correto é o médico oftalmologista, que fará todos os exames pertinentes e aproveitará a oportunidade para, também, fazer um exame oftalmológico completo, inclusive medir a pressão intraocular e examinar o fundo-de-olho.

Procure já um oftalmologista para te ajudar caso você sinta algum destes incômodos:

– Para focar melhor nos objetos mais distantes – como o exemplo do ônibus que demos no início do texto –, você precisa apertar os olhos, quase fechá-los, no intuito de ver com mais nitidez;

– Olhos cansados, como uma espécie de fadiga ocular;

– Lacrimejamento constante, a qualquer hora do dia;

– Dor de cabeça, principalmente ao ler ou em ambientes muito claros (como defronte à tela de um computador, por exemplo);

– Enjoos.

Miopia em crianças e adolescentes

 

Se o que lhe preocupa não é sua própria visão, e sim a de seus filhos pequenos ou adolescentes, saiba que a miopia infanto-juvenil se manifesta da mesma maneira que a dos adultos.

Porém, crianças demonstram que não estão enxergando bem de longe ao se aproximarem muito de televisões, livros, telas de telefones e outros dispositivos.

Como, muitas vezes, elas não saberão explicar que não conseguem enxergar, é preciso que o adulto e os professores fiquem ainda mais atentos a tais e, em caso de dúvida, levem a criança ao oftalmologista o quanto antes.

A miopia limita e desempenho visual e tem fácil tratamento, então não vale a pena perder tempo sofrendo com ela.

Quer um diagnóstico preciso da sua situação ocular? Agende uma consulta com um dos médicos do COA e já comece o ano que vem enxergando bem melhor!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Cadastre-se em nossa newsletter