Vermelhidão nos olhos: principais causas e o que fazer

14 julho, 2021     Nenhum comentário     TWM

Você já sofreu de vermelhidão nos olhos?  A condição pode vir atrelada com irritação ocular, ardência, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Algumas causas estão por trás do problema.

Os olhos vermelhos podem ser tanto causados por situações comuns quanto por doenças oculares. Por isso, já fica o alerta: o indicado é sempre procurar o médico oftalmologista quando os olhos estão vermelhos constantemente. 

Os olhos são bastante irrigados por vasos sanguíneos, os chamados capilares. Por isso, com a dilatação desses vasos os olhos apresentam vermelhidão e podem vir acompanhados de outros sintomas similares. 

O que é a vermelhidão nos olhos?

A vermelhidão nos olhos acontece quando a esclera (mais conhecida como branco dos olhos) fica vermelha por alguma causa desconhecida. É uma situação comum, que pode vir acompanhada de outros sintomas ou não.

Os olhos podem sofrer de vermelhidão unilateralmente (em apenas um olho) ou bilateralmente (nos dois olhos). Além disso, a intensidade da tonalidade avermelhada também pode variar, bem como a localização da irritação nos olhos. 

Outros sintomas podem acompanhar o problema, como irritação, queimação/ardência, inchaço, secura, dor, secreção, lacrimejamento, sensibilidade à luz ou visão embaçada.

É importante relatar os sintomas, bem como a duração e a intensidade deles ao oftalmologista, já que uma visão completa do quadro do paciente é essencial para o diagnóstico e para a boa condução do tratamento. 

O que causa os olhos vermelhos?

Geralmente, a vermelhidão nos olhos é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos devido a alguma inflamação ou irritação. 

Pode ser causada por vários agentes etiológicos, como agentes químicos, traumatismos ou corpos estranhos alocados na superfície ocular. Confira as principais causas:

#1. Cisco no olho

Todo mundo já passou por isso, não é mesmo? O cisco no olho é uma causa extremamente comum da vermelhidão nos olhos, já que pode irritar a superfície ocular. 

Neste caso, entretanto, não há necessidade de preocupação, já que o problema tende a passar em pouco tempo. Caso continue incomodando, já sabe: procure um oftalmologista!

#2. Alergias 

As alergias podem irritar os olhos, causando vermelhidão. O problema pode vir tanto de alérgenos no ar quanto de cremes ou maquiagens aplicadas na região. 

Por isso, vale a dica: confira se os produtos cosméticos são hipoalergênicos e não aplique cremes e protetores solares muito próximos da região do olho (a não ser que sejam desenvolvidos para esse fim). 

#3. Cansaço ocular

A vista cansada pode contribuir para a vermelhidão nos olhos. Jornadas de longa duração na frente do computador podem dar origem ao problema, mas condições como miopia e hipermetropia também são responsáveis pelo surgimento da vermelhidão. 

#4. Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da mucosa conjuntival causada por vírus, bactérias, agressão química ou reação medicamentosa. Pode ser infecciosa ou não infecciosa, mas ambas exigem tratamento adequado.

#5. Uveíte

A uveíte é também uma causa comum da vermelhidão nos olhos. É a inflamação da úvea (camada média do olho), e pode causar como sintomas hiperémia ciliar, olhos vermelhos, nódulos da íris e outras manifestações.

#5. Síndrome do Olho Seco

A Síndrome do Olho Seco (saiba mais sobre ela aqui) também pode causar vermelhidão nos olhos pela insuficiência ou baixa qualidade das lágrimas, que servem para lubrificar o canal lacrimal.

Além disso, outras causas da vermelhidão nos olhos podem ser:

  • arranhão na córnea;
  • blefarite;
  • ceratite;
  • glaucoma;
  • herpes;
  • episclerite;
  • hemorragia subconjuntival;
  • Síndrome de Sjögren;
  • entre outros.

Como tratar a vermelhidão nos olhos?

A principal recomendação para o tratamento da vermelhidão nos olhos é não se automedicar. Como você viu, as causas para o problema são variadas e cada uma exige tratamento adequado de acordo com a origem da vermelhidão. 

Por isso, procure um médico oftalmologista, que identifique as causas do problema, faça um bom diagnóstico e entrará com o tratamento correto. 

Aqui no COA, Centro de Oftalmologia Avançada, temos profissionais especializados e tecnologia de ponta para realizar todos os exames necessários.

Se você procura um atendimento de primeira qualidade e está cansado de sentir desconforto com a vermelhidão nos olhos, agende aqui a sua consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + vinte =

Cadastre-se em nossa newsletter