Videogame faz mal à visão? Saiba mais!

04 agosto, 2021     Nenhum comentário     TWM

Em 2021, o dia a dia de muitas pessoas é extremamente mediado por telas. Computadores, televisão, celular e videogames são ferramentas úteis para nos divertirmos e nos comunicarmos atualmente. Será que o videogame faz mal à visão?

Maratonas para zerar um determinado game ou a empolgação para passar longas horas na frente do videogame pode ser bem divertido! Tudo fica ainda melhor quando a diversão é compartilhada com os amigos. 

Os momentos de lazer são muito importantes para manter o estresse sob controle, mas sem seguir alguns cuidados o videogame pode trazer prejuízos a curto, médio e longo prazo para a visão. 

Videogame faz mal à visão?

Nada em excesso faz bem, não é? Não seria diferente com o uso do videogame. Longas horas em frente aos games (e em frente a qualquer tela, em geral) podem contribuir para a secura dos olhos e irritação.

Isso acontece porque dispositivos como o videogame exigem bastante atenção, diminuindo a frequência das piscadas. Com menos piscadas, os olhos ficam menos lubrificados. 

A lubrificação dos olhos é essencial para a saúde ocular. Com os olhos ressecados, o paciente pode sofrer de vermelhidão nos olhos, irritação, ardência e com os olhos secos. 

Isso pode predispor os olhos a problemas de visão, como úlceras na córnea e feridas na conjuntiva. Além disso, a diminuição das lágrimas causada pela baixa frequência de piscadas facilita o surgimento de infecções oculares.

Não é só isso! Passar horas em frente ao videogame também prejudica a saúde da visão, já que a luz azul emitida pelos dispositivos prejudica a retina e pode intensificar problemas de saúde já existentes.

Como prevenir problemas de visão causados pelo videogame?

É melhor prevenir do que remediar! Para prevenir possíveis problemas causados pelo excesso de exposição à telas como o videogame, é sempre bom fazer pequenas pausas a intervalos regulares.

Por exemplo: a cada 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos para alongar-se, alimentar-se e descansar. 

Ah! Mas não vale pausar no videogame e correr para o celular, viu? As pausas longe das telas são importantes para que os olhos descansem e para que a lubrificação ocular fique sempre em dia.

Outra dica é utilizar um filtro azul para proteger a visão. Você pode adicionar o filtro azul em seus óculos de uso habitual ou encomendar lentes desenvolvidas para este fim. 

O uso de colírios também ajuda a lubrificar o canal ocular, mas atenção: evite se automedicar! Os colírios são medicamentos como todos os outros, e por isso, devem ser recomendados por um especialista.

Afinal, os colírios podem ser antivirais, antibacterianos, antifúngicos, etc. Cada um tem sua função e utilizar um medicamento inadequado para suas necessidades pode até prejudicar a visão! 

Por isso, vale a recomendação: siga sempre as orientações do seu médico oftalmologista, ok? O médico irá prescrever o melhor tratamento e estratégias de prevenção de acordo com a avaliação diagnóstica.

O que fazer quando o videogame já prejudicou a saúde ocular?

 A prevenção não foi feita a tempo? Então corra o mais rápido possível para o consultório de seu médico oftalmologista de confiança, antes que o problema piore. 

Aqui no COA, Centro de Oftalmologia Avançada, possuímos médicos especializados e atualizados à disposição. Além disso, a clínica conta com tecnologia de ponta para qualquer exame que se mostre necessário. 

Com uma estrutura física moderna e ampla, o COA te ajuda a melhorar a qualidade de vida e enxergar o mundo da melhor maneira possível.

É possível se divertir sem prejudicar a saúde! Para isso, só basta seguir alguns cuidados de prevenção e manter a atenção em relação aos sintomas oculares. Agende aqui a sua consulta! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Cadastre-se em nossa newsletter