Vilões da saúde ocular

18 fevereiro, 2021     Nenhum comentário     tech_4dmin

saúde ocular

Que a visão é um dos sentidos mais importantes, não é novidade para ninguém. Afinal, é difícil viver sem enxergar as cores e beleza do mundo. Mas será que todo mundo dá a devida atenção à saúde ocular? 

Podemos afirmar que boa parte das pessoas ignora os fatores que agridem a visão, assim como os cuidados necessários para evitá-los. Essa negligência ou desconhecimento pode trazer sérias consequências.

Conforme dados do IBGE, em 2010 o Brasil apresentava mais 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, sendo que parte desses casos poderiam ter sido evitados com ações preventivas.

Na verdade, existem alguns vilões da saúde ocular que fazem parte do nosso dia a dia e a gente nem percebe. Para fugir deles, confira a de fatores que podem atrapalhar o bom funcionamento dos seus olhos:

Exposição ao sol

Quando vamos à praia ou clube, e até mesmo ao fazer aquela caminhada despretensiosa, passamos bastante protetor solar em toda extensão do corpo para evitar queimaduras e irradiação dos raios solares.

No entanto, os raios UVA e UVB prejudicam também os olhos. Isso porque, a longo prazo, a exposição prolongada e desprotegida ao sol pode causar danos ao cristalino e às células da retina, aumentando o risco de desenvolvimento de catarata, degeneração macular relacionada à idade e pterígio.

A solução é usar óculos de sol de boa qualidade para proteger a região ocular. Aqui fica um alerta para quem utiliza óculos sem filtro e com material duvidoso: eles danificam muito a visão. Pense comigo: se as lentes escuras dilatam as pupilas, elas consequentemente aumentam a entrada de luz nos olhos, certo? Como os óculos não têm proteção, a radiação vai estimular o surgimento de doenças.

Estresse

Estar estressado significa que o corpo está preparado para o combate, ou seja, sempre alerta, provocando reações físicas e emocionais no organismo. No caso dos olhos, isso ocorre devido ao esforço indiscriminado da visão, motivado pelo uso de óculos de grau ultrapassado e uso intensivo de aparelhos eletrônicos, como computador e celular.

Como os olhos precisam se empenhar mais para focalizar a curta distância, eles acabam fazendo contrações imperceptíveis no músculo, estressando as funções oculares.  Os sintomas são muitos: ardência nos olhos, sensação de cansaço e visão turva, dificuldade de foco entre outros sintomas da fadiga ocular.

Dormir mal

A recomendação internacional é que o tenhamos uma média de 6 a 8 horas de sono por noite. Se você anda dormindo menos que o aconselhado, corre o risco de ter alterações vasculares na retina, o que causa problemas visuais ou até a perda definitiva da visão.

Além disso, há pesquisas que apontam a relação entre o hábito de dormir pouco e o aparecimento de diabetes e doenças cardíacas, fatores ligados à degeneração macular dos vasos sanguíneos da retina.

Má alimentação

A alimentação interfere em tudo na nossa vida, inclusive na visão. A ingestão exagerada de dietas baseadas em sal, açúcar, gorduras e industrializados pode levar ao diabetes e hipertensão, duas patologias que favorecem o surgimento de doenças oculares graves, como a catarata.

O ideal é investir em cardápios balanceados e coloridos, com alimentos que contenham zinco, vitaminas A, C e E, luteína, betacaroteno e ômega 3. Estes nutrientes previnem a degeneração macular e protegem a córnea, evitando a cegueira noturna.

Não fazer o acompanhamento oftalmológico

Assim como se vai ao cardiologista ou a uma consulta clínica para check-up, o acompanhamento oftalmológico também deve ser periódico. Muitas pessoas pensam que só devem procurar um especialista quando surge a dificuldade em enxergar bem, mas esse é um erro grave!

Inúmeros problemas oculares podem ser evitados com o hábito de visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, desde a infância. Por isso, o corpo clínico do COA se coloca à disposição não só para cirurgias e tratamentos mais sérios, mas também para as consultas de rotina e check-ups anuais. Só assim é possível encontrar doenças silenciosas em estágio inicial, o que aumenta muito a possibilidade de cura.

Venha agendar uma consulta com a gente e se livre dos vilões da saúde ocular!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Cadastre-se em nossa newsletter